Investigação e(m) Arte: Perspectivas

Notas biográficas | Oradores

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NOTAS BIOGRÁFICAS DOS PARTICIPANTES

Clara Menéres :

Professora Emérita da Universidade de Évora, escultora e investigadora em Arte, diplomada em Escultura pelas Belas Artes do Porto e doutorada em Etnologia pela Universidade de Paris VII com Serge Moscovici. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso Americana em Paris e nos Estados Unidos. É Former Research Fellow do Center for Advanced Visual Studies do M.I.T., Cambridge, U.S.A.

Leccionou Escultura, Desenho e outras disciplinas na Faculdade de Belas Artes de Lisboa (1971 – 1996) onde também foi Presidente do Conselho Directivo. Ensinou na Universidade de Évora (1996 – 2007) onde, na qualidade de Professora Catedrática, dirigiu o Departamento de Artes Visuais e o Mestrado em Intermédia.

Como Escultora tem exposto regularmente desde o início dos anos 60. Recebeu vários prémios e tem executado obra pública relevante. Está representada em museus e colecções privadas tanto no país como no estrangeiro.

Eduardo Lopes:

Eduardo Lopes estudou bateria jazz e percussão clássica no Conservatório de Roterdão Holanda). É licenciado com a mais alta distinção (summa cum laude) em performance e composição pelo Berklee College of Music (EUA) e doutorado em teoria da música pela Universidade de Southampton (Reino Unido). Para além de manter uma significativa atividade artística como intérprete e com vários CDs editados, é investigador responsável da linha de investigação “Ensino da Música: Estudos e elaboração de materiais” da UnIMeM (Unidade de Investigação em Música e Musicologia) com trabalhos publicados nas áreas da teoria da música, ensino da música e práticas interpretativas. É professor auxiliar do Departamento de Música da Universidade de Évora.

 Paulo Simões Rodrigues:

Doutorado em História da Arte pela Universidade de Évora (2009), exerce as funções de Professor Auxiliar do Departamento de História da mesma universidade, onde também integra o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda e é Director do CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística. Das suas publicações, destacam-se: The science of architecture. Representations of Portuguese national architecture in the 19th century world exhibitions: archetypes, models and images, Quaderns d’Història de l’Enginyeri (vol. XII, 2012); Afinidades Electivas: História e Historiografia na Construção da Identidade Artística Portuguesa. Hesperia. Culturas del Mediterráneo (n.º 16, 2012); O Longo Tempo do Património. Os Antecedentes da República (1721-1910). 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal 1910-2010 (2010), O Paradigma da Reconstituição - a prática do restauro no século XIX. Revista Memória em Rede (2010); A Apologia da Cidade Antiga. A Formação da Identidade de Évora (sécs. XVI-XIX) (2009); "O Terramoto e a génese da consciência de património em Portugal", ACT 14. 1755: Catástrofe, Memória e Arte (2006, 247-254); Lisboa, A Construção da Memória da Cidade. Do Monumento ao Lugar (2005); “The Debate Between Engineers and Architects in the Second Half of the 19th Century: What is Architecture”. The Quest for a Professional Identity: engineers between training and action. Eds. Ana Cardoso de MATOS, Maria Paula DIOGO, Irina GOUZÉVITCH, André GRELON. Lisboa: Edições Colibri.

Paulo Alves Pereira:

Encenador, teatrólogo e especialista em comunicação cultural, conjuga as funções de docente e artista com as de investigador, sendo membro de várias sociedades científicas internacionais.

Estuda Encenação e Teatrologia na Escola Superior de Artes Cénicas "Ernst Busch", em Berlim, tendo concluído os seus estudos em 1989, com a obtenção do grau académico de Diplom. Depois, é nomeado Director Artístico do Teatro Maxim-Gorki da cidade de Magdeburg, tendo igualmente encenado em muitos outros teatros alemães.

Durante sete anos, é Professor na Escola Superior de Cinema e Televisão "Konrad Wolf", em Babelsberg/Potsdam. Posteriormente, inicia o seu doutoramento em Teatrologia e Comunicação Cultural na Humboldt-Universität em Berlim. Após a conclusão deste, é convidado para leccionar nessa mesma universidade. Em 2007, decide-se regressar a Portugal, onde neste momento é professor (entre outras) de Antropologia Teatral, Prática de Direcção de Actores e Teorias do Actor e da  Encenação na  Universidade de Évora (Departamento de Artes Cénicas).

Tiago Porteiro:

Doutorado (2006) e Mestre (1996) em Estudos Teatrais - Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III. É docente do departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora desde 1997 e foi director de curso do 1º ciclo em Teatro de 2006 ao início de 2013. Como investigador do Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora integra a linha de Linha de Teatro, Musica e Musicologia e coordena a área de Teatro, Dança, Circo: zonas de cruzamento. Nesse âmbito tem desenvolvido projectos de investigação na área da formação de actores, nomeadamente no área do movimento cénico. Desenvolve simultaneamente trabalho enquanto actor, entre outros com G. Barberio Corsetti, Madalena Vitorino, Marc Zammit, José Medeiros, Lúcia Sigalho, Ana Tamen e como encenador criou cerca de 10 espectáculos.

 Vanda de Sá:

Licenciatura e Mestrado em Ciências Musicais pela FCSH-UNL. Doutorada em Música e Musicologia pela Universidade de Évora. Foi Directora do Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria (2010-2011). É Investigadora Responsável da linha de Investigação “Património Musical” da UnIMeM (Unidade de Investigação em Música e Musicologia) e do Projecto  Estudos de Música Instrumental em Portugal: 1755 - 1834  (FCT/PTDC/EAT-MMU/104206/2008), com trabalhos publicados neste domínio. É Investigadora colaboradora do Centro de investigação INET-MD (FCSH-UNL) na linha de investigação de Estudos Culturais. É professora auxiliar do Departamento de Música da Universidade de Évora.

 Inês Secca Ruivo:

Inês Secca Ruivo (1972) é Designer de Industrial desde 1995, doutorada em Design pela Universidade de Aveiro (2009). É Professora Auxiliar da Universidade de Évora, Diretora do Departamento de Artes Visuais e Design, da Licenciatura em Design e do Mestrado em Ilustração, na Escola de Artes. É membro do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA). Desde 2010, é igualmente membro da comissão de avaliação da área do Design, na Agencia de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Desde 1995, desenvolveu vasta actividade na indústria em colaboração com diferentes empresas internacionais, aos níveis da concepção de novos produtos, da Consultoria e da Gestão do Design, das quais se destacam: Recer, Ceramic, Aleluia, Primus, Adega Mayor, Corona Colombia, Torrecid, Grupo St. Gobin, Van-Buren, Bauwcenter, Kerastone, Barneweld, Collinson, United Tiles, Craven Dunnil, Tileflair, Nicholls & Clarke e Boydon. Em 2005, foi Co-coordenadora geral e Directora da produção do projecto SMD – Significados da Matéria no Design, no âmbito do Design para a Sustentabilidade, distinguido superiormente pelo Instituto das Artes do Ministério da Cultura português. Em 2006, foi consultora de Design do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), Porto. Recentemente pubicou: «Rhetoric in Industrial Design», in The Poster 1:1, London: Intellect Journals; «Artesanato e Design para a Sustentabilidade: Um novo paradigma do Século XXI», in Artes da Casa: Ambientes Singulares, Lisboa: IEFP.

 Sandra Leandro:

Doutorada em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa com a tese Joaquim de Vasconcelos (1849-1936) Historiador, Crítico de Arte e Museólogo e Mestre, pela mesma Universidade, com a dissertação Teoria e Crítica de Arte em Portugal (1871-1900). Professora Auxiliar na Universidade de Évora. Membro integrado do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa pertence à linha MUST – Museum Studies, fazendo parte do projecto «Fontes para o estudo dos Museus de Arte em Portugal» aprovado e financiado pela FCT. É também investigadora e representante do IHA – FCSH-UNL do projecto «Design em Portugal (1960-1974): acções, intervenientes e repercussões do Núcleo de Arte e Arquitectura Industrial e do Núcleo de Design Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial (I.N.I.I.)» do IADE, aprovado e financiado pela FCT. É membro colaborador do CLEPUL e do CESNOVA. Entre outros trabalhos publicados refiram-se: «Ver num instante: um, meio e multidão». In Joshua Benoliel 1873-1932 repórter fotográfico. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2005; «Invisíveis e intangíveis nos Estudos de Arte: João Couto e o Laboratório Científico». In 40 anos do Instituto José de Figueiredo. Lisboa: Instituto Português de Conservação e Restauro, [2007]. Coordenou o livro Seminários de Estudos de Arte: Estados da Forma I. Évora: Edições Eu é que Sei!; Centro de História da Arte e Investigação Artística, 2007; «Luz sobre Luz: José Malhoa (1855-1933)», «Ligth on ligth: José Malhoa (1855-1933)». In José Malhoa. Milano; Lisboa: Franco Maria Ricci; Arting Editores, 2008; «Como Leoas: as Senhoras Artistas do Grupo do Leão». In Falar de Mulheres: História e historiografia, 2008; Redes sem mar: 12 tapeçarias da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre; 12 fotografias e 1 vídeo da colecção Millennium bcp, Nets without a sea: 12 Tapestries from the Portalegre Tapestry Manufacture; 12 Pictures and 1 Video of the Millennium bcp Collection, Filets sans mer: 12 Tapisseries de la Manufacture de Tapisseries de Portalegre; 12 Photographies et 1 Vidéo de la Collection de Millennium bcp. Lisboa: Fundação Millennium bcp, 2010, catálogo da exposição da qual foi comissária no Luxemburgo; «Confirmar a tragédia: Soares dos Reis, Desterrado e «tudo»…»; «Para que serve o juízo? Crítica, critério, críticos e artistas no final do século XIX». In Arte portuguesa do século XIX: 1850-1910.Lisboa: Museu do Chiado – MNAC, 2010; «O Leão Negro». In Columbano. Lisboa: Museu do Chiado-MNAC, 2010; «Boa figura, má figura, sem figura: mulheres artistas no tempo da I República». In Mulheres na I República, 2011; em parceria com Luís Borges da Gama - A duas mãos: desenhos inéditos Manuel Henrique Pinto José Malhoa. Figueiró dos Vinhos: Município de Figueiró dos Vinhos 2012; em co-coordenação com Raquel Henriques da Silva – Mulheres pintoras em Portugal: de Josefa d’Óbidos a Paula Rego. Lisboa: Esfera do Caos, 2013.

 

Marta Sequeira:

Arquitecta pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2001), com o Diploma de Estudos Avançados em Projectos Arquitectónicos (2005) e Doutorada em Projectos Arquitectónicos pela Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha (2008). Ganhou, com a sua tese de doutoramento, o concurso Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas 2009, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Fundação Calouste Gulbenkian, e o ICAR-CORA Prize for the best doctoral Thesis, atribuído pelo International Council for Research in Architecture. Foi investigadora residente na Fundação Le Corbusier em Paris (2006), investigadora no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2007) e na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2008). É actualmente Professora Auxiliar da Universidade de Évora e membro integrado do Centro de História de Arte e Investigação Artística da mesma instituição. Foi Directora do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora durante o período de creditação e implementação do Curso de Doutoramento em Arquitectura (2011-2012) e é actualmente adjunta do Director de Curso. Orienta várias teses de doutoramento e mestrado em Arquitectura. Leccionou, como professora convidada, em estudos pós-graduados e de terceiro ciclo em Portugal e Espanha. É autora de vários textos publicados e palestras proferidas em Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Colômbia e Estados Unidos da América. Destaca-se a publicação de Para um espaço Público. Le Corbusier e a tradição greco-latina na cidade moderna, pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Jorge Croce Rivera:

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia

(Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa (1983), mestre em Filosofia em Portugal pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1990), doutorou-se em Filosofia na Universidade dos Açores (1999).

Actualmente é Professor Auxiliar da Universidade de Évora, exercendo docência no 1ºcico do Curso de Filosofia e em diversos cursos de mestrados e doutoramento desta universidade. Os seus interesses têm sido sobretudo teoréticos, no âmbito da Ontologia, da Epistemologia e da Filosofia da Ciência, dirigidos sobretudo aos problemas da verdade e do tempo e ultimamente a diversos aspectos da vivência do espaço, seja no Teatro, na Arquitectura ou na Paisagem. Organizador do espólio do filósofo José Marinho (1904-75), depositado na Biblioteca Nacional de Portugal, é o responsável pela edição das “Obras de José Marinho”, em curso de publicação pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.