Investigação, Conferências e Concertos
A quarta edição do Seminário de Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música surge co mo um desafio à abordagem técnico-científica da “arte de ensinar”. O ensino específico da música vai muito além das bases teóricas e do entendimento teórico da maté ria. A música envolve sentimentos, emoções, estados de espírito que não estão, à partida, visíveis mas que fazem toda a diferença no processo de quem ensina e de quem aprende. Não obstante, ou tros desafios maiores se repercutem no estímulo dos diferentes intervenientes: O que ensinar? Como ensinar?
Em pleno Séc. XXI, as questões didáticas surgem condicionadas pela globalização, tecnologia, iso lamento, crise na partilha de afetos e valores, desintegração familiar e ensino à distância. Cada vez mais se torna importante cruzar aspetos específicos da Psicologia, Medicina, Gestão Escolar, Saúde e Desporto, Pedagogia e Educação, Arquitetura, Artes Visuais e Design, entre outros, que permitam uma visão holística, nobre e coerente sobre os métodos a adotar para um processo de ensino e aprendizagem de sucesso.
A transversalidade nas várias áreas repercute-se na qualidade e riqueza do ensino e na alquimia da “arte de ensinar”. Na presente edição do Seminário de DEEVM, foram convidados vários especia listas com o intuito de estabelecer concordâncias e discordâncias entre a música e outras diferentes áreas do saber. No âmbito das suas intervenções, os oradores terão a oportunidade de revelar dife rentes métodos e metodologias de investigação, apontar várias limitações nos processos de ensino vigentes e promover sugestões para futuras ações educativas.