Trienal no Alentejo & DAVD

Os artistas da Trienal no Alentejo, apoiados pelos alunos da Universidade de Évora, vão estar entre Março e Maio no Alentejo, em residência, para preparar as obras que serão expostas a partir de Junho em adegas, lagares, vinhas e olivais da região.

O Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora, definiu como um dos seus eixos prioritários de ação, para 2013-15, a promoção de / colaboração com, projetos artísticos nas suas áreas de oferta formativa, sediados na articulação entre docentes, alunos e entidades numa ótica de produção de resultados que espelhem a qualidade da formação oferecida e que possam complementarmente representar a aquisição de novos conhecimentos para os estudantes.

O projeto Trienal no Alentejo integra um ciclo de eventos que inclui a definição de um circuito de site specific, um ciclo de residências, conferências e exposições que terão lugar no Alentejo no decurso de 2013 em adegas, vinhas, lagares e outros locais.

Neste âmbito, a organização da Trienal no Alentejo contactou recentemente a Universidade de Évora visando o estabelecimento de uma parceria em que, no que respeita ao DAVD, os alunos do departamento dos cursos de Artes Visuais – Multimédia em geral e de Design em casos específicos, possam realizar um estágio enquanto assistentes dos artistas que irão participar no projeto. Neste momento está já confirmada a participação de mais de vinte artistas de vários continentes.

Para além da dimensão dos estágios, serão organizadas palestras proferidas pelos artistas residentes do projeto Trienal no Alentejo, estando já a primeira confirmada para o próximo dia 19 de Março, às 15 horas, na biblioteca dos Leões e que será proferida pelo artista camaronês Barthélémy Toguo.

Decorrerão também na Universidade de Évora, em articulação com a Escola de Artes e o Departamento de Artes Visuais e Design, em finais de Abril e Junho, uma série de Conferências proferidas por colecionadores e curadores convidados pela organização do evento, Trienal no Alentejo.

Temos também como objetivo complementar, o lançamento de um concurso de “Makinh Of” do evento, que será dirigido pela Trienal no Alentejo e pelo DAVD aos alunos deste Departamento.

Os docentes até ao momento identificados como coordenadores do processo a nível interno são: Pedro Portugal, Rodrigo Oliveira, Filipe Rebelo e António Caramelo.

Responsável pela coordenação geral deste processo, no Departamento de Artes Visuais e Design e convictos da motivação e emprenho de alunos, docentes e técnicos neste desafio, sublinhamos a disponibilidade e interesse da Direção do Departamento de Artes Visuais e Design para apoiar este projeto em todas as dimensões ao seu alcance.

A Diretora do Departamento em Artes Visuais e Design

Prof. Doutora Inês Secca Ruivo