Fernando Pessoa e a Música
Foto: João Simas
Fernando Pessoa e a Música

Na quarta-feira, dia 7 de março, decorreu no auditório do Colégio Mateus d’Aranda da Universidade de Évora um colóquio intitulado “Fernando Pessoa e a Música”. Durante a tarde, cinco compositores de renome falaram aos alunos sobre o modo como a escrita de Fernando Pessoa foi ponto de partida para as suas composições musicais.

Antoine Bonnet, João Madureira, Alain Bioteau, Xavier Dayer e Christopher Bochmann foram os compositores convidados para uma jornada que teve como objectivo mostrar aos alunos da Licenciatura em Música da Universidade de Évora as etapas que integram o processo de composição musical a partir de uma obra escrita. Neste caso, o escritor em causa foi Fernando Pessoa e o seu complexo mundo de heterónimos.

Nas palavras do compositor e Professor da Universidade de Évora Pedro Amaral, responsável pela organização do evento, a jornada representa “uma reunião de compositores que vêm meditar sobre a forma como a composição poética pode inspirar a composição musical, em que cada compositor exprime sob a forma de música aquilo que interpretou das palavras de Pessoa”.

Ao final da tarde, como corolário da jornada, o colóquio deu lugar a um concerto em que foram apresentadas obras dos compositores presentes, todas elas inspiradas na obra do escritor, interpretadas por alunos da Licenciatura em Música da Universidade de Évora.

Publicado em 07.03.2013