Fernando Pessoa e a Música
Foto: João Simas
Fernando Pessoa e a Música

Na quarta-feira, dia 7 de março, decorreu no auditório do Colégio Mateus d’Aranda da Universidade de Évora um colóquio intitulado “Fernando Pessoa e a Música”. Durante a tarde, cinco compositores de renome falaram aos alunos sobre o modo como a escrita de Fernando Pessoa foi ponto de partida para as suas composições musicais.

Antoine Bonnet, João Madureira, Alain Bioteau, Xavier Dayer e Christopher Bochmann foram os compositores convidados para uma jornada que teve como objectivo mostrar aos alunos da Licenciatura em Música da Universidade de Évora as etapas que integram o processo de composição musical a partir de uma obra escrita. Neste caso, o escritor em causa foi Fernando Pessoa e o seu complexo mundo de heterónimos.

Nas palavras do compositor e Professor da Universidade de Évora Pedro Amaral, responsável pela organização do evento, a jornada representa “uma reunião de compositores que vêm meditar sobre a forma como a composição poética pode inspirar a composição musical, em que cada compositor exprime sob a forma de música aquilo que interpretou das palavras de Pessoa”.

Ao final da tarde, como corolário da jornada, o colóquio deu lugar a um concerto em que foram apresentadas obras dos compositores presentes, todas elas inspiradas na obra do escritor, interpretadas por alunos da Licenciatura em Música da Universidade de Évora.

Publicado em 07.03.2013
Fonte: GabCom | UÉ