O concerto será comentado pelo professor Pedro Monteiro.
Há 20 anos atrás, o departamento de música da Universidade de Évora, motivado pelo desejo de dinamizar e divulgar a classe de trompete e, principalmente, apostar numa formação mais sólida e abrangente para os seus alunos, decidiu insistir na formação de um Ensemble de Trompetes.
Desde essa data que o Ensemble de Trompetes da UE tem desenvolvido uma atividade regular, apresentando-se em diversas atividades propostas pela Universidade, tocando em concertos promovidos por algumas Câmaras Municipais da região e participando em alguns Festivais.
Este projeto tem como objetivo desenvolver e aperfeiçoar os recursos técnico/musicais dos alunos, promovendo o trabalho em conjunto (naipe), dando também a conhecer novas texturas e sonoridades com um repertório criteriosamente escolhido.
O Ensemble de Trompete da UÉ toca obras originais, escritas para estas formações, adaptações de temas de Jazz e de música popular e excertos de Orquestra.
O próximo desafio deste agrupamento é, gravar em 2025 as 6 Fanfarras originais compostas pelo Prof. Dr. Christopher Bochmann para o nosso grupo de trompetes.