Projecção da Ópera Multimédia “A 70ª Semana”

A 70ª Semana (2021-2022) é uma ópera audiovisual com Música e Imagem de João Pedro Oliveira, Coreografias de Rosario Romero e Direcção Musical de António Lourenço.

A Apresentação e projecção de “A 70ª Semana” decorrerá no próximo dia 14 de Dezembro, pelas 16h00, na Biblioteca Jorge Araújo do Colégio dos Leões.

A sessão contará com a apresentação, via zoom, pelo compositor e autor da componente visual, João Pedro Oliveira (Universidade da Califórnia em Santa Barbara, Corwin Endowed Chair in Composition) que será precedida pela visualização da peça (ópera audiovisual). No final haverá lugar para o público colocar questões ou fazer comentários.

Sinopse:

A 70ª Semana

Uma ópera audiovisual

(2021-2022)

Música e Imagem: João Pedro Oliveira

Com:

Beatriz Maia (soprano)

Francisco Ponce (dança)

Isabel Alcobia (soprano)

Pedro Rodrigues (tenor)

Rafaella Veiga (contralto)

Rosario Romero (dança)

Tiago Matos (barítono)

Coreografias: Rosario Romero

Diretor Musical: António Lourenço

O Livro de Daniel é provavelmente um dos textos mais misteriosos da Bíblia. A descrição dos eventos e profecias deste livro incluem assassinato, traição, orgias e tortura. Mas também tem a descrição de diversas profecias muito interessantes e enigmáticas que podem ser interpretadas de várias formas, algumas delas relacionadas com o tempo presente. Instabilidade social, guerra global, extermínio em massa e muitos outros eventos podem ser inferidos através dos escritos proféticos deste jovem.

Esta ópera audiovisual inclui vários eventos da vida de Daniel e seus companheiros, bem como as três principais profecias que eventualmente ainda não foram cumpridas.

A 70ª Semana descrita no livro é uma dessas profecias, e refere-se a um estado de guerra constante, sacrilégio e destruição, que finalmente levará a uma transformação milagrosa do mundo num novo espaço de paz e justiça. Esta profecia é posteriormente retomada no Livro do Apocalipse, na Bíblia.

Tal como sugere a descrição da peça (ópera audiovisual), a ação operática é reinterpretada numa projeção em écran, usando várias imagens e sons gerados por computador, assim como intervenções vocais e movimentos de dança pré-gravados. Algumas das 8 cenas que constituem esta peça são representações imaginadas dos eventos descritos no livro; outras cenas são interpretações simbólicas. Os textos utilizados são transcrições diretas dos textos originais do livro, cantadas em latim, hebraico e aramaico.

A 70ª Semana foi o resultado de uma encomenda do Ministério da Cultura (DGArtes) de Portugal. Teve ainda o apoio do Manitou Fund (USA), mpmp - Património Musical Vivo (Portugal), Universidade de Aveiro (Portugal) e Universidade da Califórnia – Santa Bárbara (USA). Foi composta entre Março de 2021 e Setembro de 2022.

Link para o trailer:

Em 14.12.2022