Conferência

JOGOS DE TABULEIRO NO CONVENTO DE JESUS: PATRIMÓNIO, SALVAGUARDA E VALORIZAÇÃO

Os Profs. Doutores Ana Telles, Inês Secca Ruivo e Paulo Maldonado, bem como o Dr. Marius Araújo, da Escola de Artes, participam na Sessão da Classe de Ciências da Academia das Ciências de Lisboa, juntamente com a académica Professora Doutora Maria Salomé Pais e a investigadora Maria Inês Alves, ambas da ACL.

A sessão terá por título JOGOS DE TABULEIRO NO CONVENTO DE JESUS: PATRIMÓNIO, SALVAGUARDA E VALORIZAÇÃO

Toda a informação relevante (incluindo link de acesso online) poderá ser consultada aqui: http://www.acad-ciencias.pt/agenda/evento/875

Resumo

Praticados por grandes civilizações do mundo antigo, os jogos representam uma das faces lúdicas da atividade humana desde tempos imemoriais. Por fazerem parte de um património universal muito vasto, foram matéria de estudo e análise nove tabuleiros gravados em escadas do antigo Convento de Nossa Senhora de Jesus da Ordem Terceira de São Francisco, sede da Academia das Ciências de Lisboa. 

Cientes do interesse do estudo, preservação e valorização deste património, a Academia das Ciências de Lisboa e a Escola de Artes da Universidade de Évora, no âmbito de um protocolo de colaboração, elaboraram um projeto de estudo baseado no conhecimento e tecnologia disponíveis nestas duas instituições. Com suporte na tecnologia e conhecimento disponíveis no ARTERIA_LAB da Universidade de Évora, procedeu-se à digitalização das gravações dos jogos com scanners 3D de alta resolução e à criação de modelos virtuais dos jogos para preservação da sua memória e eventual apresentação em futuras exposições virtuais. Concomitantemente, a Academia das Ciências de Lisboa e a Escola de Artes da Universidade de Évora lançaram um concurso de ideias para o desenvolvimento de jogos de tabuleiro, físicos e digitais, com base nos exemplares encontrados na Academia das Ciências de Lisboa. Pretendia-se, com esse desafio, estimular o redesign e o desenvolvimento de quatro jogos, tendo por base as tipologias encontradas no adro da sede da Academia das Ciências de Lisboa, promovendo-se o seu posicionamento no atual mercado de jogos de tabuleiro físicos e digitais. Os trabalhos foram desenvolvidos no contexto das unidades curriculares Projeto de Industrial Avançado I (soluções físicas) e Design Digital (soluções digitais), da Licenciatura em Design da Universidade de Évora, sob a coordenação dos respetivos docentes, e avaliados por um júri definido em regulamento. 

Esta comunicação pretende dar a conhecer o referido património da ACL e alguns dos pressupostos que justificam a sua cronologia, aparecimento e permanência no espaço onde ainda hoje se encontram, bem como bem como documentar o processo de registo e valorização desses mesmos jogos, incluindo o desenvolvimento de novas soluções, físicas e digitais, neles baseadas, levados a cabo no âmbito da parceria estabelecida entre a Academia das Ciências de Lisboa, o ARTERIA_LAB e a Escola de Artes da Universidade de Évora.

 

Em 17.11.2022
15:00 | Academia das Ciências, Lisboa