Palestra "Voice of Art"

Apresentação pública da investigação da Prof. Arma Tanovic - "Voice of Art" (mobilidade projecto PEERS)

A palestra "Voz da Arte" é sobre o papel da arte no ensino dos direitos humanos. Storytelling e arte são canais fundamentais para aprender sobre direitos humanos. A arte oferece a possibilidade de identificação emocional com um determinado problema e é uma forma experimental de caminho para uma solução. Através da arte, desenvolvemos o pensamento conceptual dos jovens e fortalecemos o seu papel individual no processo de ação regeneradora em relação à comunidade social. Além de pesquisar e aumentar a consciencialização sobre os direitos humanos no caso individual investigado, os jovens têm a oportunidade de aprender sobre diferentes formas de atividade criativa e artística e aprender a criar conexões mentais entre elas (arte conceptual, filme fotográfico, trabalho em vídeo , atuação...). Durante a palestra, será apresentado o projeto - a exposição dos jovens Voz da Arte, que foi realizada no Museu de História de Sarajevo em 2022 e da qual participaram jovens, como um bom exemplo da prática do ativismo artístico.

BIOGRAFIA

Arma T.B nasceu em Sarajevo (6 de novembro de 1978) e é professora associada da Academia de Artes Cênicas de Sarajevo, atuando I-IX (BA e MA). Formou-se na Academia de Artes Cênicas no Departamento de Atuação e na Academia de Belas Artes. Desenvolveu os seus conhecimentos e competências no Lee Strasberg Institute, HB Studio, Ivana Chubbuk Studio, Odin Theatre (Eugenio Barba), e aprendeu com Adrian Jackson e Augusto Boal (Teatro do Oprimido). Está envolvida em pesquisas e trabalhos práticos no campo do teatro aplicado e é a diretora da Academia Helen O'Grady em Sarajevo, um programa internacional de teatro para o desenvolvimento para crianças e jovens. É consultora artística da “Society of Share Values”- Foundation e Robert F. Kennedy Human Rights. Trabalhou na Sos Kinderdorf Hermann Gmeiner como pedagoga e arte terapeuta e como professora de teatro na Academia Helen O'Grady, mas também como associada da missão do UNICEF para a Bósnia e Herzegovina e do Fundo de População da ONU no campo do teatro, adaptou e escreveu dezenas de textos para crianças e jovens. Trabalhando com jovens em peças educativas colaborativas, tomou consciência da necessidade de falar sobre jovens e para jovens através de séries de TV para jovens. Como associada da Fundação Mozaik e do Fundo de População da ONU, colaborou no desenvolvimento da série "Podrugljivci" como mentora do projeto. Atuou em inúmeras peças, filmes e séries e expôs como artista visual em diversas exposições coletivas e duas individuais.

ORGANIZAÇÃO: Prof Doutora Beatriz Cantinho, Directora da Licenciatura em Teatro

Organização: Escola de Artes, Artes Cénicas