Exposição "Polska, Arkitecture"

Como um reflexo

A Polónia a mostrar-se através da arquitectura

O que pode significar a presença pioneira de uma exposição de arquitetura contemporânea Polaca em Évora, e em Portugal? O tomar de consciência sobre uma produção arquitectónica pouco divulgada e discutida entre nós, e a possibilidade de relacionar a arquitetura com os domínios mais conhecidos da cultura Polaca como a música ou a literatura, onde a Polónia tem consubstanciado a compasso tão elevados exemplos?

Expressão de tal posicionamento, é a exposição "Polska, Arkitecture" que vai inaugurar no dia 6 de Novembro no conjunto dos Leões, Departamento de Arquitectura da Escola de Artes da Universidade de Évora.

Produzida pela Embaixada da Polónia em Portugal, e com a organização dos docentes João Rocha, João Soares e Jorge Sá, apresenta 24 obras de arquitetura contemporânea construída nos últimos 10 anos na Polónia e representam o testemunho da possibilidade da arquitetura como elemento de transformação e simultaneamente como portadora de um carácter simbólico.

Como refere a curadora da exposição que se apresenta, Ewa P.Porebska, “a arquitetura na Polónia está a florescer” e os dois projetos para a requalificação da praça Szczecin, onde a população e a cidade sofreram uma das maiores violência da própria História, o Centro de Diálogo Przelomy do Museu Nacional em Szczecin (KWK PROMES) e o edifício da Filarmónica Mieczyslaw (Barozzi Veiga), são provavelmente a melhor prova.

Na quarta feira dia 6 de Novembro, tomará lugar a conferência pelos arquitetos Anna Szewczyk (Promes Architects) e Alberto Veiga ( Barozzi Veiga) às 14.30h na Biblioteca dos Leões e a inauguração da exposição, às 16.00h horas no átrio do Colégio dos Leões com a presenças do Exm.º Srº Embaixador da Polónia em Portugal.

Publicado em 06.11.2019