INVENÇÃO de um dia para a Clara

Celebração da Vida e Obra da Escultora CLARA MENÉRES

Entrada Livre

Homenagem à Professora Emérita da Universidade de Évora

ORGANIZAÇÃO: Conselho Pedagógico da Escola de Artes - 6ª Sessão Livre

INICIATIVA E COORDENAÇÃO: Sandra Leandro

"Invenção de um dia para a Clara

«É comum os artistas retratarem-se e, embora nunca me tenha representado em figura ou cara, toda a minha obra pode ser considerada um contínuo e desmultiplicado auto-retrato. Creio que dar-me a ver através da minha obra é o meio mais certo, porque partilha o processo sintético do agir artístico.»

Clara Menéres – «Auto-retrato» in Faces de Eva: estudos sobre a mulher. N.º4.

Lisboa: Universidade Nova de Lisboa; Colibri, (2000), 161.

Um dia será possível expor a sua obra nos Leões, mas na actual impossibilidade de o fazermos, esta Invenção de um dia para a Clara deseja concentrar diversos olhares heterogéneos que celebrem, evoquem e revelem a sua vida e obra, projectando o seu legado para o futuro. Todos os oradores, à excepção de um, conviveram com Clara Menéres em momentos formais e «informais» numa relação profissional, familiar e/ou de amizade. Essa excepção é um estudante que representa todos os outros a que gostaríamos de chegar e fará «Eco» do que a «Professora» Clara nos legou, numa possibilidade de leitura do seu trabalho hoje.

As trinta Pessoas que dão corpo a esta iniciativa livre, tentarão por em comum as suas «impressões», somando «pequenas coisas», esculpindo um «Retrato talvez saudoso», num «testemunho de décadas». Para quem com ela privou sobressaía a sua «insatisfação criativa», a «frontalidade nos diálogos», inquirindo tantas vezes «o pouco e o nada»… Na sua «Clarividência», a Arte era «um assunto incómodo» em que se percorre o fio da navalha da «coincidência de opostos». Tornava-se difícil ficar-lhe indiferente. Para uns seria «filha», para outros «mãe», para outros «minha», para outros «nossa» e a alguns deixou «Sem título»… «Mulher de convicções», a prática que não desligava da «investigação em Escultura» foi uma paixão duradoura. Incentivou a «ser bom», a amar os «estudos portugueses», a resistir com «Ética e Coragem».

São as Pessoas que constroem as instituições e a Professora Escultora Clara Menéres edificou com os seus Colegas aqui na Universidade de Évora «Lugares de possibilidade», «num espaço que devém tempo», com «Cumplicidade e Ousadia». Refundou em 1998 o que foi o Curso de Artes Plásticas que bem mais tarde deu origem ao actual Departamento de Artes Visuais e Design. Para quem a conheceu e entendeu já foi, continua a ser e será sempre um «edifício». Esta 6ª Sessão Livre do Conselho Pedagógico da Escola de Artes pretende ser um gesto simples e carinhoso, de gratidão e reconhecimento, vencendo a distância do tempo, olhando para o futuro tão natural ao olhar claro da «extraordinária» «Mulher Ícone» que foi Clara Menéres."

Sandra Leandro

09h00 - Abertura breve: Ana Telles; Sandra Leandro

09h10 – 10h30

Jorge Araújo | Cumplicidade e Ousadia: a intervenção de Clara Menéres na criação da Escola de Artes

Luís Afonso | O somatório das pequenas coisas

Manuela Cristóvão | Retrato talvez saudoso

Emília Nadal | CLARA MENÉRES a Insatisfação Criativa

Sebastião Resende | Frontalidade nos diálogos para se aproximar de consenso activo

António Caramelo | «A lição do minimal, o muito pouco e o nada»

Rodrigo Oliveira | Um edifício de seu nome: Clara Menéres (uma proposta para)

Pausa para café

11h00 - 12h30

Marisa Ferreira | Lugares de possibilidade / Múltiplas identidades  | Sites of possibility/ Multiple identities

Rosalina Ramos | Momentos informais

Madalena Braz Teixeira | Mulher ícone

Sílvia Chicó | CLARA MENÉRES: COINCIDENTIA OPPOSITORUM

Laura Castro | A arte é um assunto incómodo

Josefina Menéres Semide | Clarividência

Uma árvore para a Clara.

Plantaremos perto do portão principal dos Leões uma árvore-Clara com a ajuda de Nuno Ribeiro da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e de Fernanda Rodrigues do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Almoço livre

14h30 – 16h00