Período de Inscrição em extra-curriculares (estudantes da UÉ) e em UC's isoladas (para estudantes sem vínculo à UÉ)

Decorre de 11 a 25 de fevereiro o período de Inscrição em extra-curriculares (estudantes da UÉ),  e de 11 a 22 de fevereiro, o período de inscrição em UC's isoladas (para estudantes sem vínculo à UÉ)

Nos termos do Decreto-Lei n.º 65/2018  , de 16 de agosto, a inscrição em extra-curriculares ou UC´s isoladas:

• do mesmo ciclo de estudos, apenas podem ser creditadas até um limite máximo de 50% do total de ECTS da licenciatura ou do número de ECTS da componente curricular do mestrado ou do doutoramento.
  • são limitadas ao nº máximo de inscrições (com aproveitamento ou não) em 60 créditos acumulados do mesmo ciclo de estudos ao longo do seu percurso académico.

No caso de frequentar extra-curriculares de ciclos de estudos subsequentes (estudante de 1º ciclo a frequentar extra-curriculares de 2º ciclo), ao abrigo do art.º 46.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de Agosto, as UC´s em que obtenha aproveitamento serão creditadas em caso de inscrição do estudante no ciclo de estudos em causa, sem se aplicar o limite acima referido

Inscrição em Extra-Curriculares

A inscrição em unidades extracurriculares é regulado pelo Regulamento Académico da Universidade de Évora , devendo ser realizada através do Gesdoc, com a entrega do Modelo I-004 (No caso da existência de limite de inscrição na UC a afetação das vagas será efetuada por ordem de submissão do pedido no GESDOC, devidamente instruído)

O estudante matriculado e inscrito num ciclo de estudos da UÉ pode inscrever-se em UC, do mesmo grau ou de grau diferente, ficando sujeito às condições seguintes no caso de UC de ciclos de estudos subsequentes :

a)     Estudantes de 1.º ciclo podem inscrever-se em UC de 2.ºciclo, desde que tenham 60 ou menos ECTS em falta para conclusão do 1.º ciclo;

b)     Estudantes de 2.º ciclo ou MI podem inscrever-se em UC de 3.º ciclo, desde que tenham em falta para conclusão do 2.º ciclo apenas a D/TP/RE.

A inscrição em unidades extracurriculares pressupõe a inscrição em pelo menos uma UC do curso em que o estudante está matriculado e não serão contabilizadas na atribuição de diploma ou de grau académico nem para o aproveitamento escolar, nem para candidatura a bolsa de estudo ou de mérito.

Nos termos do Despacho de Fixação de Propinas, as propinas a pagar por inscrição em unidades extra-curriculares, caso o estudante se inscreva a mais de 72 ECTS são:

• Unidades curriculares de 1.º Ciclo - 20 euros por ECTS
  • Unidades curriculares de 2.º Ciclo - 25 euros por ECTS
  • Unidades curriculares de 3.º Ciclo - 30 euros por ECTS

Consulte a lista de unidades curriculares, listadas por curso  ou  por departamento , que estão disponíveis para inscrição de tipo extracurricular :

Inscrição em Unidades curriculares Isoladas

É considerado estudante externo  qualquer cidadão que se inscreva em Unidades Curriculares Isoladas  oferecidos anualmente para esse efeito pela Universidade de Évora. A frequência de UC isoladas, mesmo com aproveitamento, não dá direito ao reconhecimento da titularidade de parte ou do todo dos cursos em que as mesmas se integram, nem confere o direito de ingresso no ciclo de estudos em que as UC foram efetuadas

O Estatuto de Estudante inscrito em UC isoladas é regulado pelo Regulamento Académico da Universidade de Évora,

A candidatura para inscrição em unidades curriculares isoladas só poderá ser realizada on-line, através do SIIUE (http://siiue.uevora.pt). Consulte o Guia Rápido SIIUE G024 | Candidaturas a UCs Isoladas para obter apoio sobre este procedimento (No caso da existência de limite de inscrição na UC a afetação das vagas será efetuada por ordem de submissão do pedido no GESDOC, devidamente instruído com os documentos que comprovem as condições para a inscrição - documento comprovativo da data de nascimento e de habilitações )

Note que para efetuar a candidatura a UCs Isoladas, terá de previamente efetuar um "Novo registo externo" (em que irá criar um nome de utilizador e palavra-passe para poder autenticar-se no SIIUE e efetuar a candidatura). Ver Guia de Registo de novo Utilizador para obter ajuda sobre este procedimento.

Condições para a Inscrição:

A inscrição em UC isoladas é permitida exclusivamente a interessados que não sejam estudantes da UÉ nas seguintes condições:

a)       UC de 1.º ciclo ou MI, desde que tenham pelo menos 17 anos à data do pedido de inscrição e tenham concluído ou estejam inscritos no último ano do ensino secundário;

b)       UC de Pós-Graduação, 2.º ou 3.º ciclo, desde que tenham concluído um ciclo de estudos conferente ao grau de licenciado.

Unidades Curriculares Oferecidas:

Poderá consultar AQUI quais as Unidades Curriculares disponibilizadas pela Universidade de Évora para candidatura em 2018/2019.

De 11.02.2019 a 25.02.2019
Fonte: Estudar