Mestre pela Universidade de Évora publica livro sobre Arquitetura

Gonçalo Matos, mestre em Arquitetura pela Universidade de Évora (UÉ), lançou, no dia 22 de julho de 2018, o livro “Mina das Barrojeiras“ que teve por base a dissertação de Mestrado apresentada em 2016.

O autor destaca que, “numa região outrora dominada pela ruralidade”, a mina que dá nome à obra, localizada em Alcanadas, “desempenhou, na primeira metade do século XX, no conjunto das concessões do Couto Mineiro do Lena, um papel de grande destaque socioeconómico”. Ainda que a relação entre indústria e Estado Novo se manifestasse difícil, determinando “de certo modo, dificuldades para extração do minério produzido no couto”, o autor recorda que, foi durante a segunda grande guerra que a mina atingiu o seu apogeu, cujos vestígios continuam a constituir uma “marca da identidade local e da memória coletiva” que Gonçalo Matos agora resolveu “recuperar e resgatar” com esta proposta de intervenção.

A diretora da Escola de Artes na UÉ, Ana Telles endereçou os parabéns ao autor pela publicação e por todo o trabalho de investigação precedente, indicado que a Biblioteca da Universidade de Évora contará com um exemplar do livro, editado pelo Município da Batalha, que “enriquecerá o acervo e repositório da instituição e contribuirá para a divulgação da sua atividade enquanto entidade formadora do ensino superior português”.

Publicado em 01.08.2018