David Dançante selecionado para o Prémio Arte Jovem Millennium BCP.

David Dançante, aluno do Curso de Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais, do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora foi selecionado, entre estudantes de belas-artes de todo o país, para o concurso Prémio Arte Jovem Millennium BCP.

O concurso destina-se a novos artistas em fase de conclusão da licenciatura ou que a tenham terminado recentemente. Na edição de 2018 foram selecionados sete novos artistas das Universidades portuguesas entre 130 candidaturas recebidas. Este ano, e pela primeira vez, a Universidade de Évora conta com a representação de um aluno.

O Júri da edição deste prémio foi constituído por Semíramis González, Bruno Leitão e Pedro Calapez, com o objetivo de dar a conhecer alguma da produção artística nacional contemporânea, revelando novos artistas. Participando no Arte Jovem 2018, os artistas emergentes tem a oportunidade de realizar a primeira exposição com os seus trabalhos, com o respetivo acompanhamento curatorial, bem como, vender e incluir as suas obras em catálogo.

Implementar uma dinâmica mais competitiva entre escolas e o “mercado da arte”, criando assim, novas possibilidades de aquisição por colecionadores e investidores em novos artistas é um dos objetivo deste Arte Jovem.

Os artistas selecionados para este concurso foram, Beatriz Coelho (FBAUL, Lisboa), David Dançante (Universidade de Évora), Fernando Marante (Ar.Co.), João Miguel Ramos (FBAP, Porto), José Taborda (FBAUL, Lisboa), Maria von Hafe (FBAUP, Porto) e Sofia Mascate (FBAUL, Lisboa).

O prémio da edição 2018 conta, uma vez mais, com o apoio da Fundação Millennium bcp e do Centro Português de Serigrafia. O primeiro prémio será uma viagem a uma capital Europeia, num contexto de um evento artístico com o intuito de complementar a formação do premiado, com visitas programadas a galerias, museus e outros agentes culturais. O segundo premiado contará com a possibilidade de obter uma residência artística a realizar no Centro Português de Serigrafia.

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) inaugura no dia 14 julho a exposição dos trabalhos dos candidatos selecionados do Concurso-Prémio Arte Jovem Millennium BCP 2018, das 17h00 às 20h00, na Praça das Águas Livres 8, 1269-104, Lisboa.

Publicado em 02.07.2018