Menção honrosa pelo ARCHIPRIX PORTUGAL para Rita Ceríaco Pereira

Rita Ceríaco Pereira, recém formada pelo Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Évora foi premiada com uma menção honrosa pelo ARCHIPRIX PORTUGAL/ Prémio Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista, pela dissertação "Convento de Nossa Senhora da Esperança de Portimão: património, passado e futuro", com a orientação do professor arquitecto João Barros Matos.

O prémio foi atribuído por um júri reunido na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, composto pelos arquitetos Alejandro Hermida, Domingos Lopes, Paula Santos, Mário Sua Kay, Marta Labastida, Miguel Amado e Pedro Frade. De entre uma selecção inicial de dezenas de trabalhos concorrentes, foram destingidos um vencedor e sete menções honrosas. O ARCHIPRIX PORTUGAL/ Prémio Nacional de Arquitectura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista é atribuído aos melhores trabalhos de mestrado apresentados nas universidades e instituições de ensino superiores e nacionais (...), destacando o conjunto de trabalhos que melhor reflecte a excelência do ensino nas faculdades portuguesas, em toda a sua riqueza e diversidade, em reconhecimento do mérito de alunos, orientadores e instituições." [Archiprix Portugal 2018]

O trabalho premiado possui uma componente teórica e uma componente prática de proposta de arquitectura para o Convento de Nossa Senhora da Esperança em Portimão. De acordo com a arquitecta, a proposta desenvolvida nasce da procura de diálogo entre o edifício existente e a nova construção. A intervenção procura a valorização de um património esquecido e, em simultâneo, a revitalização da cidade de acordo com as características do lugar, propondo uma estratégia de transformação urbana em que edifício e área envolvente são pensados nas suas diferentes valências, com o objectivo de oferecer um novo espaço publico à cidade.

Publicado em 07.06.2018