Exposição da Oxford School of Architecture na Biblioteca Pública

EXPOSIÇÃO

Regeneração Arquitectónica e Desenvolvimento Internacional:

um olhar internacional sobre o Mosteiro de São Bento de Cástris

propostas de intervenção

Inaugurou hoje a exposição dos trabalhos efectuados pelos alunos do Mestrado em Regeneração Arquitectónica e Urbana da Oxford School of Architecture

Baseada em módulos que desenvolvem o contexto teórico de regeneração no primeiro semestre, o objectivo do segundo semestre do Mestrado em International Architectural Regeneration  and Development centra-se na intervenção no que se denomina de 'life project', ou seja, na apresentação de soluções para efectivos problemas de âmbito arquitectónico, urbano, económico e social, proporcionando aos alunos deste Mestrado a oportunidade de colocar em prática a teoria estudada no primeiro semestre.

Em cada ano um novo contexto internacional, representando os conceitos locais de regeneração, é seleccionado e novos desafios são lançados aos alunos internacionais.

Este ano lectivo 2014 . 2015, o projecto internacional seleccionado foi o desabitado Convento de São Bento de Cástris, na periferia da Cidade Património da Humanidade de Évora, em Portugal. O projecto foi realizado em colaboração com a Direcção Regional do Alentejo para Cultura, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e da Universidade de Évora, com que a Oxford Brookes University estabeleceu um intercâmbio inter-universitário apoiado por uma Parceria Santander UK.

Após uma semana de intensa investigação no local, nas bibliotecas e instituições culturais de Évora, uma visita de estudo à região permitiu um conhecimento mais de perto com a paisagem cultural, os hábitos, as tradições, os sistemas construtivos e as espacialidades do Alentejo.

A primeira fase de trabalho foi desenvolvida em grupos de alunos que apresentaram um plano orientador de regeneração desta área, através de estratégias para intervenção no edificado e sua área envolvente, respondendo às necessidades da DRCA, da comunidade local, e ao específico contexto territorial, social, económico, político, etc., identificado pelos alunos durante o trabalho de campo.

A esta fase, segue-se o desenvolvimento de projectos individuais com a elaboração de propostas de arquitectura para a reutilização do edifício conventual, bem como do seu contexto semi-rural. Cada projecto procura assim encontrar programas funcionais cujas soluções arquitectónicas possam gerar respostas que contribuam positivamente para a re-utilização dos edifícios, a partir de conceitos de sustentabilidade económica e social deste lugar.

Estas propostas que agora se apresentam publicamente na Biblioteca Municipal de Évora, resultam do trabalho dos alunos da Oxford Brookes University sob direcção das docentes Aylin Orbasli e Julia Wedel, com a organização da visita de estudo e critica aos trabalhos efectuadas pela docente Sofia Aleixo, do Departamento de Arquitectura – Escola das Artes da Universidade de Évora. A Universidade, a Direcção Regional da Cultura do Alentejo, e Câmara Municipal de Évora foram parceiras nesta iniciativa cujo sucesso prevê a renovação do interesse por esta cidade património da humanidade com a possibilidade de nova investigação a ser efectuada em Janeiro 2016, abordando outro local desta cidade no sentido de estudar propostas viáveis e sustentáveis de regeneração arquitectónica e urbana.

Convidamos a visita a esta exposição, hoje inaugurada por alunos e docentes deste Mestrado, e que se encontra instalada na Biblioteca Municipal de Évora até ao próximo Domingo, dia 18 de Outubro.

De 12.10.2015 a 18.10.2015