FIKE 2015 arranca amanhã com tributo a Manoel de Oliveira

A cerimónia oficial de abertura do FIKE – Festival Internacional de Curtas Metragens, está agenda para amanhã, terça-feira, pelas 21h30, no Auditório da Universidade de Évora. Imediatamente a seguir será projectado o documentário biográfico inédito de Manoel de Oliveira, "Visita ou memórias e confissões", com a presença de familiares do realizador. O FIKE é o primeiro festival de cinema português e o segundo no mundo a exibir o filme.

Quarenta e oito filmes de 17 países estarão em competição na 13ª edição do FIKE que pela primeira vez chega à cidade de Portalegre. São 40 as estreias internacionais e mais de 100 filmes em competição e nas mostras paralelas. Argentina, Israel, Austrália, Tunísia, Vietnam, Camboja, Rússia, Polónia, Eslováquia, Alemanha, Bélgica, França, Suécia, Suíça, Itália, Espanha e Portugal são os países que estão nas secções competitivas do festival.

A actriz portuguesa Adelaide Teixeira, o italiano Carlo Dessi, director artístico do SFF – Sardinia Film Festival, e ainda, o músico norte-americano e compositor de bandas sonoras, Nik Phelps, integram o júri oficial. Quanto ao documentário, o júri FIKE/Estação Imagem, será composto por Lúcio Moura (director do atelier da artista Joana Vasconcelos), Sérgio Gomes (jornalista do Público) e por Bruno Gonçalves (Ricochete Filmes).

Para João Paulo Macedo, Director-geral do FIKE, “ o alargamento das actividades do Festival à cidade de Portalegre, é a terceira etapa de um projecto iniciado em 2013, e um dos marcos importantes da história do Festival. A organização do Festival pretende consolidar este modelo e cimentar as suas actividades nas três capitais alentejanas.”

A organização do festival afirma que o FIKE “é uma marca cultural incontornável no panorama nacional e internacional” e espera assumir no futuro, “um papel ainda mais relevante e dar um maior contributo para o desenvolvimento socioeconómico e cultural da região do Alentejo”.

O FIKE 2015 decorre de 9 a 13 de junho nas cidades de Évora, Beja e Portalegre. As sessões decorrerão no Auditório da Universidade de Évora, no Teatro Pax Julia em Beja e no CAEP Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre.

A sessão especial de encerramento do FIKE será realizada no dia 13, no Teatro Garcia Resende, onde a Banda Euterpe de Portalegre, dirigida pelo maestro Henrique Ruivo, irá brindar a assistência com vários temas de bandas sonoras de filmes.

O FIKE – Festival Internacional de Curtas-metragens 2015, é promovido pela Sociedade de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, pelo Cine Clube da Universidade de Évora em parceria com a Estação Imagem e Associação Lendias d’Encantar e conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e da Direção Regional de Cultura do Alentejo / Governo de Portugal, dos Municípios de Beja e Évora e  da Universidade de Évora e do CAEP – Centro De Artes e Espectáculos de Portalegre.

O festival é cofinanciado pelo QREN da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional INALENTEJO.

Publicado em 08.06.2015