Trienal no Alentejo: Pierre Gonnord expõe em Nova Iorque fotografias de comunidade cigana do Alentejo

Pierre Gonnord, artista que a Trienal no Alentejo apresentou na Igreja do Salvador em Évora no Verão de 2013, com uma série de fotografias resultantes da residência realizada a convite de D. André de Quiroga, comissário geral da TnA, inaugurou na semana passada uma exposição na galeria Hasted Kraeutler em Nova Iorque.

A mostra, composta por retratos de membros das comunidades ciganas do Alentejo, inclui algumas das figuras já expostas em Évora. Não é primeira vez que Pierre Gonnord apresenta trabalhos a partir de levantamentos fotográficos feitos no nosso País, tendo o artista francês radicado em Madrid, onde é representado pela Galeria Juana de Aizpuru, participado na exposição Políptico, no BES Arte & Finança, em  2012, uma colectiva comissariada por Nuno Figueiredo e D. André de Quiroga, que incluía obras de Pedro Cabral Santo, Carmela Garcia, José Luís Neto, Cristina Lucas e José Maçãs de Carvalho. 

A Trienal no Alentejo, que em Março agendou as inaugurações de Santiago Morilla, André Banha e Orlando Franco e Mário Macilau e em Abril, de Rodrigo Oliveira, Francisco Vidal, João Leonardo e Délio Jasse, apresentou recentemente  em Madrid, durante a 35ª edição da ARCO, duas edições de vinho alentejano com rótulo de Pierre Gonnord. O artista convidado pela Trienal tem realizado trabalho nos quatro anos no nosso Pais, sendo a exposição de Nova Iorque a terceira em que recorre ao material realizado durante a residência da TnA, depois da mostra no Centro  Cultural de Alcobendas, em Madrid, e daapresentação no Forosur de Cáceres. Para  os organizadores da TnA, esta itinerância cumpre com os objectivos traçados deste o início, que incluem a eleição deste território como plataforma de trabalho e fonte de inspiração para os artistas convidados, e a promoção do território alentejano nos circuitos internacionais.

 

 

Publicado em 12.03.2015