Making Art Happen
RUI VALÉRIO, Artista do Mês pela Making Art Happen

RUI VALÉRIO, docente do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora, selecionado como Artista do Mês (novembro'13) pela Making Art Happen.

Rui Valério (1969, Lisboa, Portugal) é licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e tem um Mestrado em Artes Visuais – Intermédia pela Universidade de Évora. É professor do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora, desde 2002. A concluir, o doutoramento em Belas-Artes na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).

Valério trabalha e expõe com regularidade, desde 1997. Durante os anos 90, colaborou em diversos projectos musicais de carácter experimental. Faz parte do colectivo Tone Scientists em colaboração com Rui Toscano. Fez parte do colectivo Dub Video Connection, entre 1997 e 2001, na área da manipulação da imagem em tempo real ou VJing.

O cruzamento com o universo da música ou a utilização do som (audível ou sugerido) é uma das características mais evidentes da obra que tem desenvolvido. A condição de instalação, a luz, o vídeo, a pintura, a escultura e o movimento são meios frequentemente explorados para desenvolver uma obra que procura um cruzamento entre as tradições das artes visuais e da música contemporânea combinadas com referências à cultura popular e experiências autobiográficas.

Participou em várias exposições colectivas e individuais. Está representado em diversas colecções privadas e na colecção do CAMJAP.

Esteve patente, entre Setembro e Outubro, na Galeria Graça Brandão, em Lisboa, a sua mais recente exposição: Sabotage.

O artista é representado pela Kubik Gallery (Porto).

Fonte:  http://makingarthappen.com/2013/11/04/rui-valerio-artista-do-mes-novembro-13/

Publicado em 11.11.2013