Seminário interdisciplinar de investigação
"Escutar a identidade de um lugar e projectá-lo no futuro"
Público alvo: mestrandos, doutorandos, comunidade científica e público em geral
sexta-feira, 25 de Outubro
17h-19h30, sala 242 CES
Escutar a identidade de um lugar e projectá-lo no futuro
Que influência é que a paisagem sonora tem no nosso quotidiano? Sendo nós responsáveis pela maior parte da emissão sonora dos espaços que habitamos, como é que pensamos e “desenhamos” a paisagem sonora da nossa cidade? Por outro lado, hoje é possível uma representação qualitativa da riqueza do espaço sonoro de um ambiente, através da aplicação de novos métodos (descritivos) de representação desse espaço. Cartografar o espaço sonoro e criar topografias da paisagem sonora tanto permite descrever uma situação existente como predizer uma situação projectada. Nesta sessão, pretendemos confrontar experiências artísticas e científicas em curso. ECOS é um projecto de programação para a cidade Lisboa que pretende agregar reflexões, experiências e intervenções em torno da relação entre ESCUTA e LUGAR. Com o apoio da FCT, o Centro de Análise e de Processamento de Sinais do Instituto Superior Técnico de Lisboa (CAPS/IST) desenvolveu uma nova ferramenta descritiva de mapeamento, mensuração e previsão do espaço sonoro.
Mohammed Bazine Boubezari, Arquitecto chefe da empresa Parque Expo, investigador colaborador do Grupo de Acústica do Centro de Análise e Processamento de Sinais do Instituto Superior Técnico (CAPS/IST), director do projecto FCT eyeHear, Cartas sonoras qualitativas para a visualização das paisagens sonoras urbanas PTDC/AMB/73207/2006, representante português do grupo de reflexão COST-ACTION TD 0804 Soundscape of European Cities and Landscapes.
Osso (Nuno Torres ou Sara Morais) – A Associação Cultural é constituída por um colectivo de artistas de diferentes áreas: Música, Dança, Artes Plásticas, Literatura, Performance e Cinema.
Moderadores: Miguel Padeiro, Rute de Sousa Matos
Com Paisagem e Património III (2013-2014) abordamos agora o Som, elemento frequentemente relegado para segundo plano, o que está em manifesta contradição com o impacto que tem na nossa apreciação da paisagem, mas também do património. Se é prática de longa data documentar/reconstituir/representar/recriar os elementos paisagísticos ou patrimoniais visíveis através da utilização de tecnologias cada vez mais sofisticadas, só muito mais recentemente se começaram a desenvolver trabalhos de investigação e novas ferramentas para captar, medir e representar a qualidade acústica – objectiva e subjectiva, mas estruturante - de um espaço, de um ambiente. O seminário explora as vertentes artística e científica da triangulação Paisagem, Património e Som e propõe um balanço da pesquisa nacional e internacional desenvolvida nos últimos quinze anos.
Os conferencistas convidados são músicos, compositores, etnomusicólogos, fotógrafos, geógrafos, historiadores, historiadores de arte, arquitectos paisagistas, arquitectos....
Organização: CHAIA – Centro de História da Arte e de Investigação Artística, UNIVERSIDADE DE ÉVORA
Parceria: Universidade de Sorbonne-Nouvelle, Paris III; Biblioteca de Arte, Fundação Calouste Gulbenkian
Concepção e coordenação, textos: Isabel Lopes Cardoso, CHAIA/UE
Direcção científica: Aurora Carapinha (Linha Paisagem e Estética da Paisagem, CHAIA/UE), Ilda Mendes dos Santos (Universidade de Sorbonne-Nouvelle, Paris III), Isabel Lopes Cardoso (Linha Paisagem e Estética da Paisagem, CHAIA/UE), Paulo Simões Rodrigues (Linha História da Arte, CHAIA/UE), Rute Sousa Matos (Linha Paisagem e Estética da Paisagem, CHAIA/UE)
Bibliografia: Ana Barata (Biblioteca de Arte/Fundação Calouste Gulbenkian)