Seminário interdisciplinar de investigação
"Entre utopia e realidade: imagens, sons e cores do bairro de lata"
Público alvo: mestrandos, doutorandos, comunidade científica e público em geral
sexta-feira, 11 de Outubro - 17h-19h30, sala 242 CES
Entre utopia e realidade: imagens, sons e cores do bairro de lata
Durante muito tempo, as favelas fizeram parte do imaginário urbano de Rio de Janeiro. Primeiro, serviram de mote para a utopia (a ideia era que nelas se vivia em comunidade, “cantando e dançando”). Num segundo tempo, serviram de mote para a distopia (quando passaram a ser identificados como lugares onde reinam a pobreza, a violência e o crime). Em qualquer dos casos, a percepção do real encontra-se parasitada pela imagética associada à favela. Se a arte contemporânea brasileira tem vindo a questionar e/ou a desconstruir este imaginário, a captação do som noutros bairros de lata como o de Dharavi (onde vivem e trabalham 600.000 pessoas), situado numa das capitais económicas e financeiras da Índia, Mumbai (antiga Bombaim), constitui outro veículo possível de desconstrução dos discursos estereotipados e perspectiva a importância do som enquanto agente criador e produtor de novas leituras.
Simone Kalkman, formada em História da Arte e em Estudos da América Latina, pelas Universidades de Leiden e de Utrecht, Holanda
Pedro Damião, Geógrafo, Professor Escola Secundária Dr. João das Regras (Lourinhã), membro da Associação dos Professores de Geografia (a confirmar)
Pedro Lobo, Fotógrafo (série Arquitectura de sobrevivência in www.lobofoto.com), investigador, CHAIA/Universidade de Évora
Moderadores: Isabel Lopes Cardoso, Marta Sequeira (a confirmar)
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Com Paisagem e Património III (2013-2014) abordamos agora o Som, elemento frequentemente relegado para segundo plano, o que está em manifesta contradição com o impacto que tem na nossa apreciação da paisagem, mas também do património. Se é prática de longa data documentar/reconstituir/representar/recriar os elementos paisagísticos ou patrimoniais visíveis através da utilização de tecnologias cada vez mais sofisticadas, só muito mais recentemente se começaram a desenvolver trabalhos de investigação e novas ferramentas para captar, medir e representar a qualidade acústica – objectiva e subjectiva, mas estruturante - de um espaço, de um ambiente. O seminário explora as vertentes artística e científica da triangulação Paisagem, Património e Som e propõe um balanço da pesquisa nacional e internacional desenvolvida nos últimos quinze anos.
Os conferencistas convidados são músicos, compositores, etnomusicólogos, fotógrafos, geógrafos, historiadores, historiadores de arte, arquitectos paisagistas, arquitectos....
Organização: CHAIA – Centro de História da Arte e de Investigação Artística, UNIVERSIDADE DE ÉVORA
Parceria: Universidade de Sorbonne-Nouvelle, Paris III; Biblioteca de Arte, Fundação Calouste Gulbenkian
Concepção e coordenação, textos: Isabel Lopes Cardoso, CHAIA/UE
Direcção científica: Aurora Carapinha (Linha Paisagem e Estética da Paisagem, CHAIA/UE), Ilda Mendes dos Santos (Universidade de Sorbonne-Nouvelle, Paris III), Isabel Lopes Cardoso (Linha Paisagem e Estética da Paisagem, CHAIA/UE), Paulo Simões Rodrigues (Linha História da Arte, CHAIA/UE), Rute Sousa Matos (Linha Paisagem e Estética da Paisagem, CHAIA/UE)
Bibliografia: Ana Barata (Biblioteca de Arte/Fundação Calouste Gulbenkian)