O Ciclo de Aulas Abertas de Metodologia da Prática Profissional II abrirá este ano com Filipa Oliveira, a nova Directora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. Filipa Oliveira foi programadora de artes visuais na Câmara Municipal de Almada, directora artística do Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, entre 2015 e 2017, representando uma geração de curadores portugueses já com presença internacional.
Foi também mediadora criativa da Manifesta 2024 que decorreu em Barcelona tornando-se a primeira portuguesa a fazer parte de uma equipa desta bienal nómada, co-curadora da Bienal Anozero de Coimbra em 2015 e assistente curatorial na 28ª edição da Bienal de São Paulo.
Metodologia da Prática Profissional II constitui uma base para o desenvolvimento de abordagens à prática artística nos diversos âmbitos de interesse da turma na área disciplinar das Artes Plásticas e Multimedia.
Consoante os interesses da turma são convidadas/os profissionais relevantes — artistas, curadores, investigadores, produtores, entre outras/os — para conversar sobre temáticas que suscitam um contributo para o desenvolvimento da prática artística de cada um/a, das boas práticas profissionais, bem como promover uma reflexão crítica sobre as várias metodologias.