O 25 de Abril e a investigação científica e artística

O 25 de Abril, acontecimento ímpar na História de Portugal, teve efeitos em todas as áreas da vida nacional e mais além. No ano em que comemoramos o 50º aniversário da revolução de Abril, pretendemos conversar sobre o impacto do 25 de Abril na investigação científica e artística. 

Para o efeito, convidamos alguns colegas que atuaram e/ou estudaram as profundas alterações ocorridas no sistema de investigação neste período para animarem uma conversa no fim da tarde do dia 10 de dezembro de 2024, às 17:00H na Biblioteca Pública de Évora.

 Os nossos convidados são

  • Amílcar Cardoso - Professor na Universidade de Coimbra, especialista em Inteligência Artificial, com interesse pelo impacto das mudanças políticas na ciência.
  • Ana Maria Silva - Professora aposentada da Universidade de Évora, especialista em Física da Atmosfera. Fundou e dirigiu o Centro de Geofísica de Évora, um dos primeiros centros de investigação da Universidade
  • João Caraça - Físico e divulgador científico, foi Diretor do Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian. É reconhecido pelo seu trabalho sobre política de ciência e o papel da investigação no desenvolvimento social e económico.
  • Luís Varela  - Encenador e antigo Professor de Teatro da Universidade de Évora, foi uma figura central no Centro Dramático de Évora, onde dirigiu diversas produções teatrais, contribuindo para o desenvolvimento das artes cénicas em Portugal.
  • Vera Duarte - Jurista e escritora cabo-verdiana, foi Ministra da Educação e Ensino Superior de Cabo Verde, destacando-se na defesa dos direitos humanos e na valorização da cultura lusófona.
  • Momento musical com Gonçalo Pescada, Professor e Diretor do Departamento de Música da Universidade de Évora. É o primeiro doutorado português em Acordeão.

   

Sintam-se convidados. Venham muitos!

Clara Grácio,

Tiago Navarro Marques,

Rui Salgado

Em 10.12.2024
17:00 | Biblioteca Pública de Évora