Na senda de duas exposições anteriores FOLIIES I e FOLLIES II, e motivada pela proximidade do ano de 2027, em que Évora será Capital Europeia da Cultura, esta exposição, inaugura no próximo dia 19 de setembro pelas 16h00 na CCDR, Casa de Burgos, em Évora.
A exposição apresenta os trabalhos resultants do workshop internacional (março 2024) dos estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade de Évora, no âmbito da UC Projeto II (1º ano), em conjunto com estudantes internacionais das Universidades de Alicante, Sevilha e Ankara.
Pense na sua cidade: o que valoriza como património? Escolha três valores culturais do núcleo histórico da cidade onde vive (Cidade Património Mundial de Évora para participantes portugueses). Considere a paisagem sonora da sua cidade: como se relaciona com os valores patrimoniais percepcionados nos vazios da sua cidade? Olhe, veja, ouça e sinta os lugares como um estudante de arquitetura, interessado nos valores locais (materiais e imateriais) e nas perceções.
Depois explore Évora. Compreenda o seu tecido histórico, explore os vazios, os sons dos espaços públicos e perceba porque é que o seu grupo selecionou aquele vazio específico. Explorar as relações com a música e o instrumento, e considerar o vazio como oportunidade para uma intervenção arquitetónica, de uma estrutura temporária.
Os alunos de Évora (alunos do 1º ano) organizaram 10 grupos de trabalho com uma peça musical específica interpretada por estudantes de Música. Assistir à breve apresentação, aos vídeos e juntar-se ao grupo com o qual mais o estudante internacional e identifica, deu início a um intenso workshop de 15 dias de que se apresentam as propostas para a Cidade Europeia da Cultura '27.