FOLLIES IN THE CITY OF ÉVORA II . DISPOSITIVOS URBANOS PARA A CIDADE DE ÉVORA II

De 19 de Abril a 10 de junho, de 2023 – 18h00

FOLLIES IN THE CITY OF ÉVORA II . DISPOSITIVOS URBANOS PARA A CIDADE DE ÉVORA II

[Praça do Sertório | Largo do Chão das Covas]

É o tema da exposição que abre no próximo dia 19 de abril, pelas 18h00, na Igreja do antigo Convento do Salvador - Rua do Salvador, n. 2, em Évora, seguida por uma visita orientada pelos docentes e alunos da Unidade Curricular Projecto II do Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Évora.

A iniciativa realiza-se numa articulação entre a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Universidade de Évora - que teve início em 2019 com a primeira exposição sobre o tema Folies para Évora, então com propostas para o Largo das Alterações.

A mostra, que ficará patente ao público até dia 10 de junho de 2023, poderá ser visitada em dias úteis das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Para mais informação pode ser consultada a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a quem agradecemos a parceria, apoio e incentivo na divulgação do Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Évora.

Dispositivos Urbanos para a cidade de Évora II é a segunda exposição temporária de trabalhos de alunos do primeiro ano de Arquitetura da Universidade de Évora sobre o tema Follies. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos no âmbito do workshop internacional UoU (Universidade das Universidades) na Unidade Curricular Projeto II, e retomam, em pós-pandemia, a exposição de trabalhos de alunos recém-chegados à universidade que teve início em 2019, pré-pandemia.


A exposição tem como subtítulo Follies para a Praça do Sertório e Largo do Chão das Covas numa referência ao objetivo do exercício de reconhecer nesta cidade histórica os seus espaços públicos identitários, onde a cultura e o encontro social acontecem. A exposição, que apresenta uma seleção de 8 propostas de dispositivos urbanos, procura demonstrar que é possível criar momentos de pausa nos espaços públicos de uma cidade onde o constante movimento, de quem habita e de quem visita, esquece o usufruto e valorização demorada dos seus valores mais simples.

A organização resulta de uma parceria entre o Departamento de Arquitetura da Escola de Artes da Universidade de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o Cabido da Sé de Évora e a Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Alentejo, a quem agradecemos toda a colaboração prestada.

De 19.04.2023 a 10.06.2023
18:00 | [Praça do Sertório | Largo do Chão das Covas]