CONCERTO | ORQUESTRA DE SOPROS DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA

Entrada Livre

Programa

John Barnes Chance

Incantation and Dance

Morten Lauridsen

O Magnum Mysterium

Robert W. Smith

Divina Comédia

I. Inferno

II. Purgatório,

III. Ascensão,

IV. Paraíso

Direcção: Hugo Assunção

A Orquestra de Sopros da Universidade de Évora foi criada em 2012, com o objetivo de proporcionar aos alunos do Curso de Música uma alternativa no âmbito do grande ensemble, na área dos sopros e percussão. O projeto foi criado por iniciativa de um grupo de alunos, e foi fundado pelo Professor Hugo Assunção que se tornou o seu diretor musical desde então. A orquestra tem vindo a desenvolver-se, contando neste ano com a colaboração de perto de 70 elementos, e tem realizado diversos concertos no Auditório Mateus de Aranda e fora da Universidade, por toda a região do Alentejo e na zona centro do país.

Hugo Assunção é o Primeiro Trombone/Coordenador de Naipe da Orquestra Sinfónica Portuguesa. É membro fundador e Diretor Artístico do grupo Mr SC & the Wild Bones Gang, e Diretor Musical do The Bells Brass Ensemble, desde 2015

Desde muito cedo começou a colaborar com as principais orquestras nacionais, destacando-se participações com a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian; Orquestra Régie Sinfonia; Orquestra Clássica do Porto; Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos; Orquestra Clássica da Madeira; Orquestra do Algarve; Orquestra Sinfonietta de Lisboa; Orquestra Metropolitana de Lisboa; Orquestra Sinfonia Varsóvia, Orquestra de Jazz de Matosinhos e Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal.

Em 1988 ganhou o lugar de Primeiro Trombone na Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, lugar que ocupou até à extinção desta orquestra em 1992.

Foi membro fundador e principal impulsionador de diversos grupos de música de câmara, entre os quais o Quinteto de metais Hot Brass de Portugal, Decateto de Metais

de Lisboa e o Ensemble Português de Trombones.

Leccionou na Universidade de Aveiro, Escola Superior de Música do Porto, Escola Profissional de Música de Espinho, Instituto Piaget de Almada, e tem sido convidado a leccionar masterclasses, um pouco por todo o país e no estrangeiro. Organizou também masterclasses com os trombonistas norte-americanos Conrad Herwig, Ed Neumeister e com o Primeiro Trombone da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque - Joseph Alessi.

Em 2006 gravou dois cd para a editora Afinaudio, um projecto a solo - Vox Gabrieli, e um outro como líder do Ensemble Português de Trombones - A Different Era. Em 2012 gravou um CD duplo com o grupo Mr SC & The Wild Bones Gang.

Actualmente lecciona Trombone e Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa e na Universidade de Évora, e lidera, desde 2012, a Orquestra de Sopros desta Universidade.

 

Em 20.03.2017
21:30 | Auditório do Colégio Mateus d'Aranda