Orquestra de Sopros da Universidade de Évora

No próximo dia 1 de Dezembro, às 21:30, no Teatro Garcia de Resende, a Orquestra de Sopros da Universidade de Évora, sob a direcção de Hugo Assunção, apresenta:

Concert Prelude     Philip Sparke
Yorkshire Ballad     James Barnes
The Gospel Hall      Chris Hazell

Festive Cheer           Roger Harvey
The Christmas Songs    Mel Tormé
Finlândia op. 26          Jean Sibelius
March op. 99        Sergey Prokofiev

 

BILHETES:
Teatro Garcia de Resende, Arena de Évora, Posto de Turismo
Pontos de Venda Nacionais: Worten,  CTT, FNAC, El CorteInglês
Bilheteira Online
https://cmevora.bilheteiraonline.pt/Comprar/Bilhetes/22851-concerto_da_orquestra_de_sopros_da_universidade_de_evora-camara_municipal_de_evora/Sessoes

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
A Orquestra de Sopros da Universidade de Évora, sob a direção do Professor Hugo Assunção, assume um papel fundamental na partilha de experiências dos seus jovens intérpretes.
Espera-nos um programa variado, com música para todos os gostos.
A OSUE partilha o palco com o Decateto de Metais e com o Ensemble de Saxofones, que nos vão proporcionar momentos divertidos em tons de azevinho, e também nostálgicos.
O concerto inicia-se com um prelúdio vibrante e optimista, pelo compositor inglês Philip Sparke, ao que se segue uma melodiosa balada pelo compositor James Barnes, inspirada nos montes e vales de Yorkshire, no norte de Inglaterra. Acabamos a primeira parte com as cores do Natal, numa selecção de vários temas tradicionais, em brilhantes arranjos para ensemble de metais. Na segunda parte espreitamos as frias planícies da Finlândia, pelas mãos do seu mais famoso compositor, Jean Sibelius. Para terminar o nosso concerto uma surpreendente marcha que nos chega da Rússia, composta por Sergei Prokofiev.
Venha celebrar a música de grandes compositores connosco e prepare-se para sair contaminado/a pelo espírito natalício.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Hugo Assunção é o Primeiro Trombone / Coordenador de Naipe da Orquestra Sinfónica Portuguesa e membro fundador do grupo Mr SC & the Wild Bones Gang.

Desde muito cedo começou a colaborar com as principais orquestras nacionais, destacando-se participações com a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian; Orquestra Régie Sinfonia; Orquestra Clássica do Porto; Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos; Orquestra Clássica da Madeira; Orquestra do Algarve; Orquestra Sinfonietta de Lisboa; Orquestra Metropolitana de Lisboa; Orquestra Sinfonia Varsóvia, Orquestra de Jazz de Matosinhos e Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal.

Em 1988 ganhou o lugar de Primeiro Trombone na Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, lugar que ocupou até à extinção desta orquestra em 1992. 

Foi membro fundador e principal impulsionador de diversos grupos de música de câmara, entre os quais, o Quinteto de metais Hot Brass de Portugal, Decateto de Metais de Lisboa, Ensemble Português de Trombones, Quinteto Português de Metais e Quinteto de Metais da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Leccionou na Universidade de Aveiro, Escola Superior de Música do Porto, Escola Profissional de Música de Espinho, Instituto Piaget de Almada, e tem sido convidado a leccionar masterclasses, um pouco por todo o país e no estrangeiro. Organizou também masterclasses com os trombonistas norte-americanos Conrad Herwig, Ed Neumeister e com o Primeiro Trombone da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque - Joseph Alessi. 

Em 2006 gravou dois cd para a editora Afinaudio, um projecto a solo - Vox Gabrieli, e um outro como líder do Ensemble Português de Trombones - A Different Era. Em 2012 gravou um CD duplo com o grupo Mr SC & The Wild Bones Gang. 

Actualmente lecciona na Universidade de Évora e na Escola Superior de Música de Lisboa.


Organização: Escola de Arte da Universidade de Évora Câmara Municipal de Évora
Em 01.12.2014
21:30 | Teatro Garcia de Resende