Encontro no Pólo dos Leões
Encontro “Investigação e(m) Artes – perspectivas” na Universidade de Évora

O Encontro subordinado ao tema “Investigação e(m) Artes – perspectivas” decorreu no dia 19 de junho, no Pólo dos Leões da Universidade de Évora.

Organizada pela Escola de Artes da Universidade de Évora, a iniciativa teve como objetivo proporcionar a reflexão entre participantes, partindo da identificação das linhas mestras da investigação realizada na formação pós-graduada de cursos de 2.º e 3.º ciclos, lecionados naquela Escola.

Nesse âmbito, foi definido um quadro programático consistente, como ponto de partida para um debate aberto a outros interlocutores, académicos e artistas, no quadro de um futuro Encontro Internacional a realizar na Universidade de Évora, previsto para o próximo Outono.

Logo pela manhã, a sessão de abertura integrou uma comunicação de Christine Zurbach e as sessões da manhã (4 sessões de 20 minutos cada, seguidas de debate), foram da responsabilidade institucional do Director da Unidade de Investigação em Música e Musicologia, do Director do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, do Director do Curso de Doutoramento em Arquitetura e do Director do Curso de Doutoramento em Artes Visuais da Universidade de Évora.

A tarde foi constituída por 4 painéis de duas comunicações de 10 minutos cada (por áreas disciplinares), sempre seguidas de debate, tendo como oradores convidados: Eduardo Lopes, Pedro Amaral (Música); Paulo Alves Pereira, Tiago Porteiro (Teatro); Marta Sequeira, Jorge Rivera (Arquitetura); e Inês Secca Ruivo, Sandra Leandro (Artes Visuais).

Seguiu-se uma sessão plenária, onde a Comissão Científica colocou temas do dia e das comunicações recebidas. As conclusões e o encerramento estiveram a cargo de Christopher Bochmann, diretor da Escola de Artes da Universidade de Évora.

UEline

Publicado em 27.06.2013