Performance Instrumental
Conferência: Acordeão de Concerto em Portugal - Percepções e Expectativas

Dia 2 de maio - 12h - Auditório Christopher Bochmann - Conferência: Acordeão de Concerto em Portugal - Percepções e Expectativas

Concerto Et Expecto

José Valente - Acordeão

Sonata Et Expecto - Sofia Gubaidulina (n. 1931)

De Profundis - Sofia Gubaidulina

Jeux D’Anches - Magnus Lindberg

Sonata n. 6 - Anatoli Kusyakov

O título Et Expecto implica a versão latina da declaração do Credo cristão: E espero a ressurreição dos mortos. Musicalmente, a obra nasce da qualidade que Sofia Guibaidulina mais admira no acordeão, o facto de ser praticamente único entre os instrumentos com teclados em que respira. Ritmos de respiração e as suas variações formam a estrutura desta obra de dezoito minutos. As harmonias variam de coral a agrupamentos de acordes estáticos e em movimento, e a obra explora uma série de efeitos sonoros possíveis no acordeão.

Dia 3 de maio - 12h - Auditório Christopher Bochmann - Conferência: A evolução da escola acordeonística nos países escandinavos e a sua influência no repertório contemporâneo para Acordeão.

Concerto Ad libitum

Participantes do Workshop de Performance Instrumental

José Valente (Royal Danish Academy of Music)

Biografia

José Valente iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos, sob a orientação do professor Paulo Jorge Ferreira, no Conservatório Municipal D. Dinis, em Odivelas. Aos 18 anos, foi admitido na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART), onde concluiu o Mestrado em Música, na Área de Especialização em Acordeão, em março de 2013, sob a orientação dos professores Paulo Jorge Ferreira e Maria Luísa Correia Castilho. No ano letivo 2010/2011, esta Escola atribuiu-lhe uma Bolsa de Estudo por Mérito, por ter obtido a melhor classificação na área da Música. Em 2015, foi admitido (com a classificação máxima) na The Royal Danish Academy of Music, onde completou uma pós-graduação (Advanced Postgraduate Diploma – soloist), em abril de 2018, sob a orientação do acordeonista norueguês Geir Draugsvoll. Foi o primeiro português a entrar na classe de solistas nesta academia. Em 2019, tornou-se professor assistente na mesma academia.

Obteve o primeiro prémio em vários concursos nacionais e internacionais, designadamente:

- Concurso de Acordeão de Castelo Branco – Folefest 2008 (categoria Júnior);

- Concurso de Acordeão de Castelo Branco – Folefest 2009 (categoria Sénior e Música de Câmara);

- Concurso de Acordeão de Castelo Branco – Folefest 2012 (categoria Música de Câmara);

- 6.o Concurso de Jovens Intérpretes de Caldas da Rainha 2009;

- Prémio Jovens Músicos 2014 (categoria acordeão de concerto, nível superior);

- 17o Concurso de Interpretação do Estoril Prémio El Corte Inglés 2015 (prémio ex-aequo);

- PIF 2016 - 41st Castelfidardo International Accordion Prize (categoria Prémio);

- RDAM Scholarship Competition 2016 (competição para todos os instrumentos, na The Royal Danish Academy of Music). Ainda no âmbito do PJM 2014, obteve o Prémio “União Europeia das Competições Musicais para Jovens” (“EMCY”) e uma “Bolsa Gulbenkian” da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi o primeiro acordeonista solista a receber o prémio “EMCY” e uma “Bolsa Gulbenkian”. Foi também o primeiro português a vencer a “Scholarship Competition” na The Royal Danish Academy of Music. Tocou com a Orquestra de Câmara Kremlin, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Metropolitana, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e Remix Ensemble Casa da Música, sob a direção dos reconhecidos maestros Cesário Costa, Daniele Giulio Moles, Misha Rachlevsky, Nikolay Lalov, Pedro Carneiro, Peter Rundel, Olari Elts e Sian Edwards. Realizou concertos na Alemanha, Bélgica, China, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rússia e Sérvia, tendo tocado em salas de prestígio, tais como o Auditório do Centro Cultural de Cascais, Auditório Ruy de Carvalho, Concert Hall da The Royal Danish Academy of Music, Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Grande Auditório da Gulbenkian, Großer Saal do Elbphilharmonie, Laeiszhalle, Merkin Concert Hall, Palácio Foz, Philharmonie de Paris, Sala Suggia da Casa da Música, Teatro Municipal Baltazar Dias, Wigmore Hall, entre outras.

Organização: Escola de Artes - Departamento de Música
De 02.05.2023 a 03.05.2023