Exposição "ANOS 20 - Novas Plasticidades"

Exposição no âmbito do VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA).

Esta exposição insere-se numa série de atividades culturais no âmbito do VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) que irá decorrer em Évora, de 6 a 9 de Setembro, de 2022, num momento que – desde aqui e agora – desejamos que seja distinto deste que hoje vivemos, com a designação: Os Novos anos 20: Desafios, Incertezas e Resistências. “A pandemia, que reconfigurou as vidas e as práticas sociais de todas e todos, acentuou dúvidas e incertezas, trouxe receios e apreensões, tornou mais necessária a compreensão e o entendimento do que se está a passar.

Questionamos a sustentabilidade do planeta, o equilíbrio na relação entre humanos e não-humanos (ou a sua falta); confirmámos a precariedade de tantas vidas, o colapso de tantos sistemas de saúde; discutimos o controle dos Estados sobre as nossas rotinas, os nossos corpos, fez-nos descobrir insuspeitas dimensões do viver.”

Nestes novos anos 20, assiste-se, cada vez mais, à hibridez das categorias artísticas bem como a uma relação de interdependência com outras áreas do saber. A antropologia pode estar envolvida tanto nos processos de pesquisa do campo da Arte, quanto nos processos de criação e expressão artística.

Trabalhando a partir deste contexto interdisciplinar, esta exposição e os seus artistas procuram estimular novos diálogos produtivos entre a Antropologia e a Arte Contemporânea, assim como interrogações artísticas sobre estes novos anos 20, criando colaborações entre os dois domínios e colocando em evidência as possibilidades de compartilhar estratégias e práticas em ambos os campos do saber. 

De 06.09.2022 a 30.09.2022
14:30 | Biblioteca Pública de Évora e Colégio do Espírito Santo (UÉ)
Anexos