JAZZIN’ ON BROADWAY

Espetáculo de Celebração dos 10 Anos de Jazz na UÉ

Entrada Livre M/6

 

JAZZIN’ ON BROADWAY

Espetáculo de Celebração dos 10 Anos de Jazz na UÉ

"Refletindo o grande interesse que a sociedade Portuguesa tem manifestado pela música Jazz, a licenciatura em música da Universidade de Évora criou em 2006 a Orquestra de Jazz da UÉ, com direção ,à altura, do Prof. Eduardo Lopes. Interpretando repertório tradicional para Big Band, como por exemplo: “Take the A Train”; “In the Mood”; “Sing, Sing, Sing”; “Pennsylvania 6-5000”; a OJUÉ realizou nos dois anos subsequentes um conjunto significativo de apresentações na UÉ, bem como fora de portas. Com a excelente recepção que a OJUÉ teve, em 2008 a licenciatura em música da UÉ abriu o seu Ramo de Jazz, tornando-se assim pioneira no ensino deste género musical a centro e sul do país - sendo ainda hoje a única universidade pública portuguesa que ministra cursos superiores em interpretação Jazz. O sucesso da oferta formativa em Jazz na UÉ foi grande, atraindo alunos de todo o país, bem como de Espanha. Desde então, a formação na área do Jazz passou também a fazer parte do Mestrado em Música e do Doutoramento em Música e Musicologia, completando a oferta deste género musical nos três ciclos de estudo do ensino superior. Em 2018, e passados 10 anos do início do ensino de Jazz na UÉ, esta área está consolidada nas nossas formações e expressivamente presente no dia-a-dia do Departamento de Música. Os nossos ex-alunos são profissionais com grande atividade nacional, muitos deles atuando significativamente na vida cultural e artística da cidade de Évora. 

Assim, neste marco importante dos 10 anos do Jazz na UÉ decidimos produzir e realizar um espetáculo inclusivo, contando também com a participação de alunos e professores de outros departamentos da Escola de Artes – espetáculo pensado também para toda a comunidade da UÉ e cidade de Évora.

 

Historicamente, os musicais Broadway têm providenciado muito do repertório tradicional do Jazz, bem como servindo de contexto excepcional para a mediatização deste género para as massas. Para a celebração dos 10 anos do jazz na UÉ, celebramos também a história do Jazz no contexto de festa e multidisciplinaridade artística que a Broadway envolve.

Seguindo uma perspectiva cronológica de épocas retratadas da sociedade norte-americana, escolhemos para este espetáculo alguns momentos de três musicais da história da Broadway que incluem nos seus temas musicais ressonâncias à estética Jazz: “Porgy and Bess” (estr. 1935) com música de George Gershwin, letras de Ira Gershwin, e libretto de DuBose Heyworth; “Chicago” (estr. 1975) com música de John Kander, letras de Fred Ebb, e libretto Fred Ebb e Bob Fosse; West Side Story (estr. 1957), com música de Leonard Bernstein, letras de Stephen Sondheim, e libretto de Arthur Laurents. Para a escolha dos momentos de cada musical, assumiu-se uma estética consensual dos intérpretes, numa construção formal de meddley, também esta muito utilizada na música Jazz.

Para terminar agradeço a todos os professores e alunos participantes e a toda a comunidade do Departamento de Música e da Escola de Artes. A todos os presentes, parte fundamental para a celebração do Jazz, espero que desfrutem de todo o trabalho de ensino e de aprendizagem feito pela área do Jazz na Universidade de Évora. (...) And The Show is Going On!" Eduardo Lopes

 NOTA: Poderá levantar os bilhetes na bilheteira do Teatro Garcia de Resende na véspera do espectáculo, dia 4 de Dezembro, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30, ou, no dia do espectáculo, 5 de Dezembro, no mesmo horário, e ainda a partir das 18h30 até à hora do espectáculo começar. Poderá também reservar os seus bilhetes pelo telefone do CENDREV: 266 703112.

 

Em 05.12.2018
21:30 | Teatro Garcia de Resende | Évora
Anexos