Exercícios de Arquitectura (TSF, Ordem dos Arquitetos)

Sofia Aleixo, docente do Departamento de Arquitetura da Escola das Artes e arquiteta, é uma das convidadas para o debate mensal no programa Exercício de Arquitetura, dedicado ao tema Património Cultural, com emissão prevista para dia 29 de junho às 15h, com repetição às 22h, na antena da TSF.

Participam ainda o antropólogo Pedro Prista, Manuel Vilas-Boas (programa da TSF Encontros com o Património) e o arquiteto Victor Mestre.

Sofia Aleixo é docente e investigadora do IHC - pólo CEHFCi na Universidade de Évora, na área da conservação do património arquitetónico.

Obteve o Philosophiae Doctor degree na Oxford School of Architecture, em Oxford-Reino Unido (2016), abordando a temática do impacto da conservação arquitectónica nos valores culturais do património edificado, utilizando como casos de estudo a recente reabilitação dos liceus históricos em Portugal.Tem uma vasta obra construída em co-autoria com o arquitecto Victor Mestre, onde se incluem intervenções em edifícios e monumentos classificados como património nacional ou muncipal. Foi premiada em 2013 com o European Union Prize for Cultural Heritage / Europe Nostra Award na categoria de Conservação do Património, pela intervenção no Liceu Passos Manuel (Lisboa) e recentemente o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018​ na Categoria de Restauro pela intervenção na Quinta Alegre (Lisboa)

Exercício de Arquitetura é um programa semanal de informação e esclarecimento da prática da arquitetura, com exemplos práticos e resposta a dúvidas dos ouvintes. Mensalmente, também um programa de reflexão e debate, agenda, sugestões e programação de arquitetura.

Exercício de Arquitetura é uma parceria TSF e Ordem dos Arquitetos, para ouvir na antena da TSF todas as quartas-feiras às 7h50 e 17h50; com debate mensal na última sexta-feira de cada mês, às 15h00 com repetição às 22h00.

O programa estará disponível para audição no podcast Exercício da Arquitetura na página web da TSF, bem como no site e redes sociais da Ordem dos Arquitetos, imediatamente após a sua emissão.

Organização: TSF e Ordem dos Arquitetos
Em 29.06.2018