EXPOSIÇÃO | "MAMULENGO TEATRO DE BONECOS POPULAR DO BRASIL"
MAMULENGO
TEATRO DE BONECOS POPULAR DO BRASIL
Exposição de Fotos e Bonecos
Curadoria de Izabela Brochado (Univ. Brasília / CHAIA)

Igreja de São Vicente
8 a 31 de março

Inauguração dia 8 de março, 18h

"O Mamulengo abrange um corpo bem definido de personagens que encenam enredos curtos (cenas ou passagens, assim as designam os bonequeiros) que servem de guia para o bonequeiro improvisar, tendo como centro o boneco. Normalmente esculpidos em madeira (mulungu, imburana, cedro) ou construídos com outros materiais (tecido, papelão, fibras vegetais), as figuras apresentam grande expressividade visual e dramática. Os materiais utilizados para caracterizar os personagens vão desde peles de animais a objetos descartáve...is, com o bonequeiro lançando mão dos materiais disponíveis para a materialização da fisionomia e do espírito dos bonecos/personagens.
As figuras aqui expostas representam uma galeria de personagens-tipo que podem ser divididas em três grandes grupos: humanos, animais e sobrenaturais. Alguns bonecos foram feitos por mestres da velha geração, alguns já falecidos e, portanto, apresentam o desgaste do tempo. Outros são mais recentes e foram construídos por bonequeiros mais jovens que além de atuarem em cena, também comercializam os seus bonecos, o que constitui outra importante fonte de renda para estes artistas. A todos eles, eu dedico esta exposição.
As fotos, com raras exceções, são de minha autoria e retratam mestres bonequeiros, contextos de apresentações, bonecos em cena e bonecos estáticos, estes últimos, na sua maioria, fazem parte do acervo do Museu do Mamulengo e do Museu do Homem do Nordeste, ambos de Pernambuco. Parte delas foi tirada entre 2003-2004, durante meu doutoramento. A outra é resultante do inventário realizado entre os anos 2008-2014 juntamente ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que em 2015 outorgou o título de Patrimônio Imaterial do Brasil ao Teatro de Bonecos Popular do Nordeste brasileiro."
Izabela Brochado

De 08.03.2017 a 31.03.2017
18:00 | Igreja de S. Vivente | Évora