Terças Musicais - 11 Outubro 2016

(Entrada Livre)

QUARTETO DE GUITARRAS Scordatura

PROGRAMA:

Sevilla, Isaac Albéniz (1860-1909)(Sevillanas da Suíte Espanhola, op.47)

(trans. Jeremy Sparks)

Concerto Brandeburguês n.3, J. S. Bach (1685-1750)

I - Sem indicação de tempo

II - Adagio (trans. Q. G. Scordatura)

III – Allegro

Introdução e Fandango, Luigi Boccherini (1743-1805)

Intervalo

Valsa das flores, P. I. Tchaikovsky (1840-1893)

(trans. Andrew York)

La fille aux cheveux de lin  Claude Debussy (1862-1918)

(trans. Jeremy Sparks)

Elassomorph, (1994) S. Funk Pearson (n. 1950)

Scordatura (David Lourenço, Miguel Matos, Nuno Jesus e Pedro Pereira) é um projeto de quarteto de guitarras, uma mistura de tímbres, cores e sonoridades bastante divergentes mas com um objetivo bem vincado por todos: a abordagem à linguagem musical dos vários períodos da história da música. Este projeto teve início em 2015 onde, na Universidade de Évora, os quatro se juntaram na disciplina de “Conjunto vocal/intrumental” para trabalharem com o professor Nelson Ferreira. Desde o ínicio e quase sem querer, o grupo escolheu um repertório quase todo ele composto por transcrições de obras originais para outro tipo de formações. O segundo andamento do terceiro concerto Brandeburguês, é composto apenas por dois acordes que preparam o terceiro e último andamento da obra. Aqui, é normalmente deixado aos cravistas a improvisação ou é interpretado pela orquestra um andamento lento de outra obra de J. S. Bach. Neste concerto irão ouvir uma transcriação deste quarteto do Adagio da Toccata BWV 916 deste mesmo compositor. Todos os elementos têm bem presente que a troca de vozes, é essencial para qualquer formação deste tipo, ou seja, as reponsabilidades estão bem repartidas mas por vezes, existem situações que podem colocar um elemento numa situação de maior responsabilidade, dificultando um pouco mais a performance individual. Tendo isto em conta e uma vez que o grupo surgiu num contexto académico, neste concerto irão assistir a uma troca de vozes entre cada obra, equilibrando a responsabilidade do grupo. O nome “Scordatura” surgiu quando todos os elementos repararam que em todas as obras existe uma mudança de afinação/scordatura.

Desejamos uma ótima viagem musical e esperemos que disfrutem tanto como nós!

Em 11.10.2016
18:30 | Auditório do Colégio Mateus d'Aranda