Workshop Internacional de Arquitectura

A apresentação final e pública terá lugar no auditório da Fundação Eugénio de Almeida, dia 16 de Setembro, pelas 14:30h.

TEMPORALIDADE DO TURISMO - ARQUITECTURA(S) PARA UMA NOVA TERRITORIALIDADE

Está a decorrer com a organização do Departamento de Arquitectura e coordenação dos docentes João Rocha, Sofia Salema, João Matos e Mauro Marzo (Iuav) o Workshop Internacional de Arquitectura, Alqueva: Temporalidade do Turismo Arquitectura(s) para uma nova territorialidade e promovido pela rede, "Designing Heritage Tourism Landscapes".

Tem a participação de 60 alunos internacionais das Universidades de Camerino, Universidade de Catania, Universidade Federico II de Nápoles, Universidade IUAV de Veneza, Itália; Escola Nacional Superior de Arquitectura Paris-Malaquis; Universidade de Rosario, Argentina; Universidade de Sevilha, Universidade de Bochum e Universidade de Évora.

A região do Alqueva deixou de representar apenas uma aldeia esquecida no Alentejo e tornou-se o novo paradigma de desenvolvimento de toda uma região. A barragem e o grande lago, são novos agentes de transformação, que importam estudar não só como um fenómeno cultural, um produto da história e estética, mas também como um território onde sugerem novas formas de turismo dentro dos seus limites e em relacionamento com uma rede maior de territórios compartilhando valores similares.

Posicionar a resposta da arquitectura no ensaio e discussão destas problemáticas assume-se como uma forma de responsabilidade ética, no sentido de uma revalorização do patrimônio e da paisagem e de uma necessidade de reposição dos valores potenciais e estruturais da nossa contemporaneidade

No final do Workshop irão surgir novas perspectivas, abordagens e propostas para interpretar o espaço dos territórios do Alqueva.

O evento conta com o apoio e patrocínio da EDIA, Museu da Luz, Herdade do Esporão, Herdade São Lourenço do Barrocal, do Instituto Italiano de Cultura em Lisboa, Fundação Eugénio de Almeida, do Cidehus, e da Cátedra UNESCO, Intangible Heritage and traditional Know-how.

Para mais informação pode consultar:

Em 16.09.2016
14:30 | 14:30 | Fórum Eugénio de Almeida | Évora