1º Chocalho fone em Portugal, concebido pelo Sr. Prof. Doutor Christopher Bochmann

Um novo instrumento musical composto por 32 chocalhos de Alcáçovas foi hoje apresentado em estreia mundial. O chocalhofone foi integrado na Orquestra Sinfónica Juvenil.

"O chocalho tem sido utilizado na música erudita há bastante tempo, mas sempre como instrumento não-afinado e quase sempre individualmente. A ideia de construir a partir de chocalhos um instrumento musical afinado capaz de ser utilizado na musica erudita não é nova: já foram construídos vários instrumentos deste tipo ao meio do século XX. Estes instrumentos feitos à base de chocalhos alpinos foram principalmente utilizados pelo compositor francês Olivier Messiaen em obras como Couleurs de la Cité Celéste ou Chronochromie.

Este ano, especialmente com a candidatura do chocalho a património mundial, pensou-se em construir um instrumento semelhante com os chocalhos artesanais das Alcáçovas. O resultado é um instrumento que faz uma ligação entre o som do campo e da natureza, por um lado, e o som da sala de concertos e o raciocínio humano, por outro.

A peça Pastorale que escrevi para a estreia deste instrumento pretende refletir precisamente a ligação entre estes dois mundos sonoros. Para além do seu título, já em si sugestivo, a música ainda faz referência a outras duas obras musicais: a Pastorale d'Été de Arthur Honegger e a Sinfonia no.6 de Beethoven, a "Pastorale". [Christopher Bochmann]

 

Veja a reportagem:

SIC notícias - Cultura 22:36 21.06.2015

Publicado em 23.06.2015