FIKE 2014 – 12º Festival Internacional de Curtas-metragens

Sessões competitivas, mostras paralelas, masterclasses, workshops, exposições e concertos musicais, em Évora e Beja preenchem a programação que decorrerá em Évora e Beja atá ao próximo sábado, dia 25. 39 filmes oriundos de vários países e selecionados das 1004 curtas-metragens enviadas ao festival, originárias de 44 países, nas categorias de ficção, animação e documentário estarão em competição no festival.

Tem início a 21 de outubro, o FIKE 2014 – 12º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS, com a Sessão de Abertura, agendada para às 21h30, no Auditório da Universidade de Évora.

No FIKE 2014, destaque muito especial para a presença de Patricia Casey, a produtora do primeiro filme dos Monty Python, "And Now for Something Completely Different", de 1971, que fará durante o certame, no dia 25, pelas 18 horas, uma Master Class sobre produção de cinema independente.

A projecção do filme terá exibição única no país, também no dia 25 de Outubro, pelas 16h30.

A formação em Cinema de animação marcará presença através de um workshop organizado em parceria com o Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora,  dirigido pelo conceituado artista sérvio Rastko Ciric, professor da Faculdade de Artes Aplicadas da Universidade de Belgrado. Ainda em parceria com o Departamento de Música da Universidade de Évora terá lugar, no Colégio Mateus de Aranda, um seminário orientado por Nik Phelps, um reconhecido compositor americano residente na Bélgica, sobre a Composição de Banda Sonora para cinema de animação (dia 21 e 22) e juntos apresentar-se-ão em Évora, num aguardado concerto (dia 22).

O programa paralelo do Festival integrará uma exposição de pintura, sessões de cinema para as escolas e sessões de mostras não competitivas.

As noites do FIKE marcarão ainda a programação em diversos espaços da cidade de Évora, concertos e performances ligadas ao cinema; no dia 21, concerto com André Barros na Sociedade Harmonia, Nik Phelps e Rastko Ciric, no Dibbs Bar, os LaVoisier, no dia 23, na SOIR – Sociedade Operária Joaquim António de Aguiar e no dia 24, novamente na Sociedade Harmonia Eborense, haverá uma exibição especial do INFERNO CORTISONIC, uma sessão de cinema especialíssima, com os filmes excêntricos selecionados pelo festival parceiro do FIKE, o CORTISONIC, de Varese, Itália.

O FIKE – Festival Internacional de Curtas-metragens 2014, é promovido pela Sociedade de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, pelo Cine Clube da Universidade de Évora em parceria com a Estação Imagem e Associação Lendias d’Encantar e conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e da Direção Regional de Cultura do Alentejo / Governo de Portugal, dos Municípios de Beja e Évora e  da Universidade de Évora. O festival é cofinanciado pelo QREN da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional INALENTEJO.

Todas as sessões e eventos programados pelo FIKE, em Évora e Beja, são de ingresso GRATUITO.

Mais informações poderão ser encontradas nos nossos canais de comunicação:

Sítio Oficial: www.fikeonline.net

Facebook: www.facebook.com/FIKE.festival