CONCERTO | Encontro com Sérgio Nogueira

Entrada Livre

Encontro com Sérgio Nogueira

compositor e professor da Universidade de Brasília

Concerto

21 de Maio – 21:00 horas – Auditório do Colégio Mateus d’Aranda

Programa

3 Miniaturas para flauta solo      Simão Correia

4 Prelúdios para piano           Catarina Madeira

 

Sérgio Nogueira  Mendes iniciou seu contato com a música por volta do início da década de setenta, integrando grupos de música popular de gêneros variados. Em 1978, daria início à sua formação acadêmica como estudante de viola, violão e disciplinas teóricas da Escola de Música de Brasília. Em seguida, prosseguiu para a Universidade de Brasília graduando-se em Licenciatura em Música e Composição e Regência. Com sólida formação em análise musical, recebeu orientação dos professores Emílio Terraza, Cláudio Santoro e Luiz Mucillo. Pós-graduado pela Unirio (mestrado em musicologia) e Unicamp (doutorado em fundamentos teóricos), dedicou-se, em ambos os casos, ao estudo da obra do compositor e maestro Cláudio Santoro. Vencedor do concurso de composição “Camargo Guarnieri” patrocinado pela USP, dedica-se à formação de jovens instrumentistas e compositores.

Além da sua atuação como professor de harmonia e contraponto na Escola de Música de Brasília, exerce atualmente o cargo de professor adjunto da Universidade de Brasília nas áreas de composição e estruturação musical. Como musicólogo realiza palestras sobre música erudita brasileira século XX, enfocando, com especial atenção, os estilos, técnicas e materiais composicionais.

Quanto às suas obras, demonstram tanto a influência da música popular instrumental, quanto das obras eruditas da primeira metade do século XX. Compositores como Bártok, Stravinsky, Hindemith, Ravel, Shostakovitch são sua maior influência. Procura assimilar a linguagem por eles utilizada, à qual adiciona um pouco de brasilidade nos moldes de Villa-Lobos, Santoro e Guerra-Peixe.

 

 

 

 

 

 

Qua

 

 

Em 21.05.2018
21:00 | Auditório do Colégio Mateus d'Aranda