A Orquestra Clássica do Sul (OCS) e a Universidade de Évora (UÉ) assinam um protocolo de cooperação, promovendo a UE a Associada Apoiante da OCS.
O evento, que acontece dia 30 de outubro, às 17h00, na Sala de Espelhos do Colégio Mateus d’Aranda da Universidade de Évora, marca a oficialização de uma colaboração artística entre as partes, que prevê proporcionar estágios e a prática orquestral aos alunos do Departamento de Música da UÉ junto desta orquestra profissional. Para além da sinergia na área da formação, a cooperação pretende fomentar também a atividade artística da OCS nesta cidade alentejana, com concertos abertos à comunidade em espaços inseridos na Universidade ou nas salas de espetáculo em Évora.
Esta ligação institucional marca um passo importante na concretização de um principais objetivos traçados aquando da implementação da Orquestra Clássica do Sul, que visa consolidar a sua missão artística nas regiões a Sul do Tejo.
A assinatura do protocolo que oficializa a parceria de promoção e divulgação da cultura musical e a elevação da Universidade de Évora a Associado Apoiante da OCS será formalizada pela Reitora da UÉ, Professora Ana Costa Freitas, e Maria Cabral e José Carlos Ferreira, presidente da direção e administrador da OCS, respetivamente, contando a cerimónia ainda com a presença de Samuel Rego, diretor-geral das Artes, entre outras entidades.
O evento encerra com um concerto de música de câmara, no Auditório Mateus de Aranda, em que um trio de cordas da OCS irá interpretar obras de Haydn, Beethoven e Schubert.