Arquiteto Álvaro Siza nas Conferências do Cenáculo

No dia 24 de setembro a Sala da Biblioteca Pública de Évora esteve cheia, com mais de 400 pessoas, entre elas muitos alunos do Mestrado Integrado de Arquitetura da Universidade de Évora, para assistirem à Conferencia inaugural do 8º Ciclo das Conferencias do Cenáculo, este ano dedicadas ao tema Num espaço com história uma visão de futuro.

O convidado foi o Arquiteto Álvaro Siza Vieira, que apresentou a palestra a Memória da Malagueira. Este Bairro da sua autoria, foi um projeto urbanístico e sociopolítico pioneiro no Portugal Democrático, com inicio em 1977, que agora completa 30 anos da conclusão da 1ª fase e que ainda hoje é objecto de estudo e de interpretação no meio académico da arquitectura, quer ao nível nacional, quer ao nível internacional.

O evento foi organizado em parceria com as seguintes entidades: Biblioteca Publica de Évora, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Município de Évora, Universidade de Évora e CIDEHUS. O Arquiteto Álvaro Siza foi apresentado pelo Drº Abílio Dias Fernandes, presidente do Município entre 1976 e 2001, e a génese da construção do Bairro da Malagueira foi descrita com uma sensibilidade ímpar por Siza Vieira, que apoiado em fotografias da época e nos seus próprios desenhos, encantou toda a audiência.

Mais informação aqui.

Publicado em 26.09.2014