Foto: cedida pelo autor
Alunos de Arquitectura da UÉ em visita de estudo a Londres

Alunos do Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Évora, realizaram uma visita de estudo a Londres, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Projecto Avançado II, leccionada pelos Professores João Rocha e Sofia Aleixo. A viagem realizou-se entre os dias 26 e 30 de abril com a participação de 25 alunos.

Os alunos, acompanhados pelos docentes, visitaram várias obras de arquitectura de referência na cidade de Londres, onde se destacam a Tate Modern, projecto dos arquitectos suíços Herzog&Meuron, a extensão do British Museum pelo arquitecto Norman Foster ou o Royal Festival Hall, projecto de Leslie Martin.

No âmbito do programa da UC foram também visitados quatro Ateliers de arquitectura: o Atelier de Zaha Hadid [1] (Prémio Pritzer 2004) com obras recentes como a Guangzhou Opera House, China, 2011, o London Aquatics Centre para os Jogos Olímpicos de  Londres 2012 ou o MAXXI, Museum of XXI Century Arts, Roma, 2009, o Atelier de David Chiperfield [2]  onde se podem destacar entre inúmeras obras o The Hepworth Wakefield Museum, Yorkshire, UK 2011, e o Saint Louis Art Museum, Missouri, EUA 2013, o Atelier Maccreanor Lavington Architects [3], vencedor de vários prémios relativos a arquitectura de habitação tendo sido visitado o Saxon Court and Roseberry Mansions at Kings Cross, Londres, 2013.

Por ultimo foi visitada a firma de engenharia e arquitectura ARUP [4]  responsável pela concepção estrutural de obras tão emblemáticas como a Ópera de Sidney, o Centre George Pompidou, o Lloyds Bank, ou o mais recente arranha-céu em Londres, The Shard do arquitecto Renzo Piano. Durante a visita alguns alunos tiveram a oportunidade de participar no Equalities of Wellbeing&Housing Workshop que teve lugar na University College of London (UCL) tendo sido depois visitada a Architectural Association (AA), a escola de Arquitectura mais antiga no Reino Unido.

A Universidade de Évora gentilmente ofereceu o livro de fotografia comemorativo dos 450 anos da Universidade aos Ateliers visitados tendo igualmente sido feito um convite a alguns arquitectos e directores dos Ateliers para que possam vir à Universidade de Évora participar num evento a realizar, de modo a que a colaboração agora iniciada possa ser vir a ser ainda mais profícua e extensível a toda a comunidade.

No próximo dia 20 de Maio, pelas 21 hora, realiza-se uma exposição multimédia da viagem no exterior do edifício de Arquitectura do Colégio dos Leões da Universidade de Évora.

DARQ

[1] www.pritzkerprize.com/laureates/2004