Sofia Aleixo - Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura, de Lisboa, 2010

Sofia Aleixo, docente do departamento de Arquitectura da Escola de Artes da Universidade de Évora, recebe menção honrosa do Prémio Municipal de Arquitetura da Cidade de Lisboa - Valmor 2010

Foi atribuída no passado dia 12 de Maio, nos Paços do Concelho da Câmara de Lisboa, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Menção Honrosa de Prémio Valmor 2010, à professora Sofia Aleixo pela intervenção no Liceu Passos Manuel, projecto que elaborou com o Arquitecto Victor Mestre no atelier vmsa arquitectos.

Este edifício foi o primeiro Liceu a ser construído em Portugal, integrando um grupo reduzido de edifícios públicos construídos para a educação entre o final do século XIX e o início do século XX. Entre 2007 e 2010, o Liceu foi objecto de uma intervenção de restauro, conservação e ampliação que o adaptou às necessidades do ensino do século XXI, de acordo com os objectivos do Programa de Modernização do Parque Escolar.

O prémio Valmor destina-se a promover e incentivar a qualidade arquitectónica do ambiente urbano da Cidade de Lisboa, destacando novas edificações, reabilitação de imóveis, conjuntos edificados e espaços públicos, contribuindo para "a valorização da cidade de Lisboa e a salvaguarda do património".

A atribuição deste prémio ao Liceu Passos Manuel surge após aatribuição do Prémio Europa Nostra para a Conservação do Património Cultural 2013. A placa recebida pelos autores em cerimónia que decorreu no ano passado no Teatro Herodes, em Atenas, foi afixada no edifício este ano com a presença do Dr Guilherme de Oliveira Martins, representante em Portugal da Europa Nostra.

Publicado em 13.05.2014