Práticas Artísticas em Artes Visuais

unidade orgânica: Escola de Artes
duração: 3 semestres
90 ECTS (60 obrigatórios e 0 optativos em UCS; )
data de acreditação: 27/02/2014
prazo de acreditação(anos): 6
Cód. Par Estabelecimento/DGES: 0603/M748

Apresentação

O Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais está dirigido para o estudo das questões levantadas pelo pensamento contemporâneo sobre arte e para a prática artística. 
A pesquisa centra-se na exploração criativa do que são hoje e como podem ser usados os instrumentos teóricos, conceptuais, tecnológicos e práticos na criação artística.
 A formação resulta tanto do estudo de saberes artísticos de teoria, de crítica e de história como da aprendizagem de capacidades práticas para a criação, elaboração e desenvolvimento de projetos.
O aluno desenvolve competências por meio de: disciplinas teóricas que preparam e enquadram a práxis artística; disciplinas teórico-práticas, que conjugam a prática artística e a exemplificação e discussão de temas teóricos que estão por detrás da prática artística, e; disciplinas de prática laboratorial que visam a exercitação de técnicas e tecnologias, capacitando o aluno no uso de ferramentas essenciais às práticas artísticas. A informação fornecida e a estratégia das tutorias são direccionadas para os interesses particulares dos alunos, potenciando a experimentação formal e a invenção iconográfica que cabe no território da arte contemporânea.  

Saídas Profissionais

  Os Mestres em Práticas Artísticas em Artes Visuais são preparados para conceber e produzir objetos artísticos; atuar eficazmente no mundo da arte desenvolvendo uma postura compreensiva e crítica; organizar e coordenar projetos artísticos consonantes com as saídas profissionais atuais e futuras no mercado global da cultura; desenvolver investigação artística multidisciplinar e transdisciplinar.  

Adjunto(s)

Luís Filipe Soares Afonso
Paula Maria Vieira Reaes Pinto
Pedro Portugal

Gestor Académico

Vitória dos Anjos Bonito Guiomar

Teses Concluídas

Clique aqui.