Entrada Livre

Em 17.10.2017
18:30 | Auditório do Colégio Mateus d'Aranda

As TERÇAS MUSICAIS estão de volta!

Entrada Livre

Em 10.10.2017
18:30 | Auditório do Colégio Mateus d'Aranda

Em face do fenómeno da violência doméstica – persistente, transversal e sem fronteiras – a Academia não pode assumir uma posição de neutralidade, sobretudo em relação à comunidade em que se circunscreve, nem, na perspetiva oposta, a comunidade deve desconhecer a atividade investigativa que na academia se desenvolve. É neste espírito de abertura recíproca que se promove a realização do Colóquio Internacional Violência doméstica: olhares sem fronteira, dando a conhecer, num quadro multidisciplinar, investigações nacionais e internacionais, abordando narrativas sobre o concreto e o limite da vulnerabilidade das vítimas e valorizando a configuração de vias de aproximação pessoal e intervenção social.

De 13.10.2017 a 14.10.2017
Colégio Mateus d'Aranda e Colégio do Espírito Santo

O Mestrado Integrado em Arquitectura nas V Residência Cisterciense em S. Bento de Cástris

Nos dias 15 e 16 de Setembro de 2017, o Mosteiro de S. Bento de Cástris, em Évora, acolheu a V Residência Cisterciense, este ano sob o tema “Espaços e Tempos da Vida Monástico-Conventual”.

Publicado em 25.09.2017

De 22.09.2017 a 23.09.2017
Claustro do Colégio do Espírito Santo

No dia 30 de Outubro tem início a 4ª edição do Festival de Música 2017 do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora.

Esta iniciativa visa, em primeiro lugar, partilhar com a comunidade envolvente o trabalho artístico desenvolvido no Departamento de Música; por outro lado, contribui para potenciar intercâmbios, com entidades externas e proporcionar aos estudantes envolvidos oportunidades para se apresentarem em público.

A presente edição foca particularmente as formações de conjunto alargado do Departamento de Música: Orquestra clássica, Orquestra de jazz, Orquestra de sopros e Coro, sob a orientação dos docentes Kodo Yamagishi, Claus Nymark e Yan Mikirtumov. Inclui, igualmente, obras em estreia; a primeira, Quatro Poemas de Christopher Bochmann, sobre textos de José Alberto Machado, consubstancia uma frutífera colaboração artística entre docentes de diferentes unidades orgânicas da Universidade de Évora; e de salientar, neste contexto, a participação da soprano Lara Rainho, ex-aluna do Departamento de Música. A segunda, Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais, traduz-se num intercâmbio internacional efectivo entre a nossa Universidade, as Universidades Federais de Campina Grande e Rio Grande do Norte (Brasil) e ainda o Coro Loiret's Singers (França).

A organização do festival é do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, sob a coordenação da docente Liliana Bizineche.

De 30.10.2017 a 03.11.2017
Colégio do Espírito Santo, Colégio Mateus d'Aranda e Teatro Garcia de Resende

A Fundação Joana Vasconcelos atribui a Bolsa Joana Vasconcelos a estudantes da Universidade de Évora. Candidaturas até 15 de outubro.

De 01.09.2017 a 15.10.2017
Candidaturas até 15 de outubro