Foto: João Barnabé
1 de novembro - Dia da Universidade de Évora

Na próxima sexta-feira, dia 1 de Novembro, tem lugar na Universidade de Évora a habitual sessão solene que marca o início do ano letivo. A data, que representa um dos momentos mais relevantes do ano para a academia eborense, assinala a fundação da Universidade Jesuíta, em 1559.

À semelhança de anos anteriores, têm lugar os tradicionais discursos do Reitor, do Presidente do Conselho Geral e do Presidente da Associação Académica, cabendo este ano ao Professor José Alberto Gomes Machado a Lição inaugural. Durante a sessão vão ser ainda atribuídos prémios relativos a desempenhos académicos do ano transato, havendo ainda lugar para a imposição das insígnias doutorais aos mais recentes doutores. Após o encerramento da cerimónia, que termina com o Cortejo Académico, é tempo para a atuação das tunas da UE nos Claustros do Colégio.

Destaque para a inauguração da exposição “40 anos do Instituto Universitário de Évora”, que abre portas às 15h30 na Biblioteca Geral da Universidade de Évora.

As comemorações prolongam-se até ao final do dia, terminando com um concerto pela Orquestra da UE, pelas 18h30, no Colégio Mateus d’Aranda, não sem antes haver lugar à investidura de novos Notáveis acompanhada das cerimónias académicas do Capamento e da Chocalhada, na Sala dos Atos.

A Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal, 22 anos após a fundação da Universidade de Coimbra, em 1537. Metrópole eclesiástica e residência temporária da Corte, Évora surgiu desde logo como a cidade mais indicada. Ainda que a ideia original de criação da segunda universidade do Reino tenha pertencido a D. João III, coube ao Cardeal D. Henrique a sua concretização. Interessado nas questões de ensino, começou por fundar o Colégio do Espírito Santo, confiando-o à então recentemente fundada Companhia de Jesus. Ainda as obras do edifício decorriam e já o Cardeal solicitava de Roma a transformação do Colégio em Universidade plena. Com a anuência do Papa Paulo IV, expressa na bula Cum a nobis de abril de 1559, foi criada a nova Universidade, com direito a lecionar todas as matérias, exceto Medicina, Direito Civil e a parte contenciosa do Direito Canónico.

Programa detalhado, aqui.

Publicado em 29.10.2013