Fernando Guerra
Alqueva: Exposição no Museu da Luz

O Museu da Luz e o Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora organizam a Exposição: Alqueva paisagem com tema: registos no território, unidades produtivas e observatórios do céu.

Patente no Museu da Luz até ao dia 7 de julho, a exposição mostra um levantamento territorial da bacia do Alqueva e de quarenta herdades e montes tangenciais ao rio dos quais foram selecionados nove como lugares de intervenção.

Esta intervenção assenta num estudo das estruturas arquitectónicas existentes e promove novos programas que salvaguardem um património construído (abandonado), relacionando-se com novas tipologias agrícolas, com o turismo cultural, o turismo náutico e observatórios para a observação das estrelas.

A exposição é organizada pelo Museu da Luz e pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora, sendo os trabalhosexpostos dos alunos do Mestrado Integrado do 4º e 5º anos. Os curadores, e coordenação são dos Professores: Pedro Pacheco,Rui Mendes, João Rocha e Pedro Oliveira e da Prof. Sofia Salema e da Drª Maria João Lança.

Haverá uma visita guiada e passeio de barco no dia 29 de Junho com o seguinte programa: 11:00h, Encontro para partida do
passeio em barco; 16:30h, Debate sobre a Exposição; 20:30h, Jantar no Monte dos Pássaros; 22:30h, Observação do céu (Centro
Viva de Constância).

Inscrições (até 21/06): infomuseudaluz@edia.pt