Jornadas de Estudos Mazurka

Masterclass de piano, maioritariamente sobre Mazurkas de diferentes compositores, conduzida pela Profª Doutora Anna Kijanowska

Masterclass de piano, maioritariamente sobre Mazurkas de diferentes compositores, conduzida pela Profª Doutora Anna Kijanowska, College of William and Mary, Virginia (E.U.A.), com a participação de alunos do Departamento de Música da UÉ e externos.

PROGRAMA
20/05/2013
Sala de Espelhos do Colégio Mateus d’Aranda (UÉ)
Masterclass de piano, maioritariamente sobre Mazurkas de diferentes compositores, conduzida pela Profª Doutora Anna Kijanowska, College of William and Mary, Virginia (E.U.A.), com a participação de alunos do Departamento de Música da UÉ e externos.
Manhã: 10h00 – 11h00, 11h15 – 13h00
Tarde: 14h30 – 16h00, 16h15 – 18h30
Inscrições: 10€ (ouvintes UÉ), 20 € (participantes UÉ e ouvintes externos); 30 € (participantes externos); enviar email para mita@uevora.pt


21/05/2013
Auditório do Colégio Mateus d’Aranda (UÉ)

10h Abertura

10h15 Transformação das práticas musicais em Lisboa no período final do Antigo Regime:
novas dinâmicas comerciais, modelos cosmopolitas e reportórios para tecla
Profª Doutora Vanda de Sá (Universidade de Évora/UnIMeM)
Na presente comunicação pretendo discutir a música enquanto parte de uma nova dinâmica comercial que se desenvolveu em Lisboa no período final do Antigo Regime, promovendo reportórios para teclado que davam resposta (a) ao interesse por uma nova ópera de carácter sentimental para consumo doméstico em arranjos para tecla (sendo o caso mais relevante Paisiello com La Molinara e Nina); (b) a composição de variações com potencial viabilidade comercial baseadas em sucessos locais (como o lundum da Monroi) ou canções populares urbanas (Moda do Tiro liro) a par de êxitos cosmopolitas como Marlborough. Na verdade, estas opções antecipam, na prática, os princípios que Carl Czerny irá considerar válidos relativamente a temas apropriados para variações em School of Practical Compositional (c. 1848) e nas suas próprias composições.

10h45 A Mazurka na obra para piano de Pedro Blanco
Mestre Nuno Caçote Silva (Doutorando UnIMeM)
O fim do séc. XIX, princípio do séc. XX, foi um período de grande expansão e enriquecimento cultural em Espanha. Era pretensão dos governantes e da própria sociedade tornar Espanha numa grande referência musical europeia, substituindo a imagem de país com tradição apenas na música de festa e de entretenimento. Um das formas de conseguir esta afirmação foi o dar uma roupagem musicalmente erudita a formas e estilos musicais tradicionalmente populares como
melodias populares andaluzas ou a danças tradicionais europeias como é o caso da Mazurka. O papel do etnomusicólogo e pedagogo Felipe Pedrell (1841-1922) foi fundamental para este renascer da música erudita em Espanha. Foi responsável por fazer uma investigação exaustiva da música tradicional e popular espanhola e frequentemente realizava exercícios de harmonização dessa música. Foi professor de todos os compositores da corrente Nacionalista Espanhola, como Isaac Albeniz, Manuel de Falla, Enrique Granados e Pedro Blanco. Todos estes compositores compuseram Mazurkas reavivando a memória desta dança imortalizada um século antes por Chopin. Pedro Blanco compôs três Mazurkas onde se podem reconhecer um conjunto de características diferentes do estilo originalmente nascido na Polónia, mas comuns às Mazurkas compostas por todos os compositores do Nacionalismo Espanhol.

11h15 Intervalo
11h30 Mazurka: Dance of a Polish Soul
Profª Doutora Anna Kijanowska, College of William and Mary, Virginia (E.U.A.)
This paper discusses the characteristics of a mazurka dance, and its complexity. The dance has been in existence since the 15th century and it took its name from its region of origin, Mazowsze.
Mistakably, the name “Mazur” was adopted outside of Poland in its incorrect version Mazurka.
Although it is impossible to separate the ancient version from the modern stylized form present in the music of Chopin and Szymanowski, it is essential for musicians to know the dance’s origins and characteristics. Polish folk music can be divided into two categories: the lowland and the highland folk music, each being unique and distinct from the other. The major characteristic that distinguishes the music of these two regions, is metric structure. It is significant that the majority of folk music from the lowland region is in triple meter, while the music of the Highlanders is almost exclusively in duple meter. Kujawiak, Mazur, and Oberek are
the three major folk dances of Polish lowland music, and which are present in their stylized form in Chopin’s Mazurkas. Szymanowski adopts Chopin’s stylized form of mazurkas, but adds a new and undiscovered of Highland music unknown to Chopin.
This paper explores older forms of Polish folk music, and explains traditional performance practice in relationship to its stylized, modern form as it appears in the music of Chopin and Szymanowski.


Recital integrado no ciclo “Terças musicais”
18:30, Auditório do Colégio Mateus d’Aranda (UÉ)

Mazurka: Dance of a Polish Soul
ANNA KIJANOWSKA, PIANO

Mazurka op. 50 Karol Szymanowski (1882-1937)
No. 1 Sostenuto- Molto Rubato
No. 2 Allegramente-Poco vivace
Mazurka Op. 17 no. 4 Frederic Chopin (1810-1849)
Mazurka op. 50 Karol Szymanowski (1882-1937)
No. 6 Vivace
No. 10 Allegramente. Vivace. Con brio
Mazurka Op. 50 No. 2 Frederic Chopin (1810-1849)
Mazurka op. 50
No. 13 Moderato
No. 16 Allegramenete
Preludes op. 1 Karol Szymanowski (1882-1937)
No. 2 Andante ma non troppo
No. 8 Andante ma non troppo
Bucolics (1952) Witold Lutoslawski (1913-1994)
1. Allegro vivace
2. Allegretto sostenuto
3. Allegro molto
4. Andantino
5. Allegro marciale
Intervalo
My Windows (1996-2007) Lei Liang (b. 1972)
1. Tian (heaven)
3. Magma
4. Pausing, Awaiting the Wind to Rise…
Piano Sonata No. 2 (1953) Grazyna Bacewicz (1909-1969)
1. Maestoso
2. Largo
3. Toccata
Piano Sonata No. 3 (Dance Suite) Avner Dorman (b.1975)

3.Techno


A pianista polaca-americana Anna Kijanowska tem-se estabelecido como uma intérprete multifacetada, assumindo os papéis de concertista, pedagoga, coach e defensora da música eruditacontemporânea. Tem tocado e ensinado nas Américas do Norte e do Sul, na Ásia, na Europa, na Nova Zelândia, em África e na Austrália.
A sua actividade é assim definida pelo The New York Times (2007): "an excellent young Polish pianist Kijanowska’s concert performances represent the stunning diversity of today’s globalized classical music scene; she is equally at home performing in Carnegie Hall as the steppes of Mongolia”. O seu début em New York teve lugar em 1997 com uma gravação ao vivo para a estação radiofónica WQXR (New York’s Classical Music Radio Station), e tocou ems alas prestigiadas como
o Carnegie Hall e o Merkin Hall (Nova Iorque), o Kennedy Center e a National Gallery of Art (Washington, D.C).
A sua gravação integral das Mazurkas de Szymanowski (Dux) foi recentemente assinalada por Adrian Corleonis de Fanfare Magazine ("as superior to any other interpretations that came before or after her") e teve críticas favoráveis em ambos os lados do Atlântico, do New York Times e do BBC Magazine.
Como solista, recitalista e música de câmara, tem sido programada em importantes festivais na Europa e nos E.U.A., incluindo o Festival de Kiev e o Polish Composers Festival, apadrinhado por Henryk Mikolaj Gorecki, bem como Washington International Piano Festival, InterHarmony Festival em Itália, Quartet Program na Bucknell University e em SUNY Fredonia em Nova Iorque. Também foi ouvida nas estações de rádio WQXR e WNYC de nova Iorque, Chicago Radio, Radio New Zealand, SBS National Public Broadcasting na Austrália, bem como em emissões televisivas na Polónia, Ucrânia, Brasil, Austrália, Vietname, Nova Zelândia e Tailândia.
Na sua qualidade de educadora musical internacionalmente reconhecida, Anna Kijanowska tem sido convidada a dirigir master classes, recitais e conferências em conceituadas universidades e conservatórios internacionais, incluindo o Conservatório Central e o Conservatório Chinês em Pequim, o Conservatório de Música Yong Siew Toh na Universidade Nacional de Singapura, Frankfurt University of Music and Performing Arts, Liszt Academy em Budapeste, Sydney Konservatorium, Yale e Harvard University em Cambridge, entre outras.
Anna Kijanowska obteve os graus de Doutor e Mestre em Piano Performance na Manhattan School of Music de Nova Iorque, onde estudou com Byron Janis.
Actualmente, é docente do College of William and Mary, Virgina (E.U.A). Anteriormente leccionou em: Richmond University (Virginia), University of Nevada (Las Vegas), University of Virginia (Charlottesville), Levine School of Music (Washington, D.C.).

Organização: UnIMeM/FCT - Escola de Artes
De 20.05.2013 a 21.05.2013
Colégio Mated'Aranda