Aluno da Universidade de Évora vence Prémio Novos Compositores

"Sinfonieta em três andamentos" de Francisco Chaves

Aluno da licenciatura em guitarra e da licenciatura em composição na Universidade de Évora é um dos vencedores do Prémio Novos Compositores, concurso promovido pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e pelo Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, destinado a compositores lusófonos ou residentes em países de língua oficial portuguesa.

A peça vencedora, intitulada "Sinfonieta em três andamentos", estreia  oficialmente no dia 3 de maio, num concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, no Auditório da Universidade Nova de Lisboa sob a direção do maestro Nir Kabaretti.

Natural de Castro Verde, Francisco frequenta atualmente a licenciatura em guitarra na Universidade de Évora, sob a orientação do Professor Dejan Ivanovich e, paralelamente, a licenciatura em composição sob a orientação dos Professores Christopher Bochmann e Pedro Amaral.

Francisco Chaves, de 19 anos, começou a tocar guitarra aos onze no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, tendo posteriormente estudado composição com Roberto Perez e frequentado várias "masterclasses" com, entre outros, Marcin Dylla, Margarita Escarpa, Pedro Rodrigues, Denis Azabagic, Carlo Marchione, Leo Brouwer e António Pinho Vargas. Arrecadou, como guitarrista, vários galardões em concursos nacionais.

O outro vencedor, Carlos Filipe Cruz, 28 anos, é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).

UEline

Publicado em 21.02.2013