Morcegos de Portugal
Uma exposição de ilustração científica

No passado dia 28, quinta-feira, teve lugar no Palácio D. Manuel a inauguração da exposição “Morcegos de Portugal Continental e Insular”, uma mostra de ilustração científica a partir de desenhos de Lúcia Antunes, que pretende dar a conhecer ao público as diversas espécies de morcegos existentes em Portugal.

Com base em ilustrações realizadas por Lúcia Antunes no decorrer da elaboração da sua tese de Mestrado em Ilustração Científica, a exposição comporta não só ilustrações da própria como também painéis com textos explicativos relativos às espécies que se encontram no país.

O grande objectivo da exposição é familiarizar as pessoas com este grupo de mamíferos, bem como revelar a importância destes para o meio ambiente e como indicador de biodiversidade.

Bem perto de uma mesa que visa demonstrar a sua área de trabalho, Lúcia Antunes explica que um dos grandes objectivos da exposição é mostrar a um público não especializado que “os morcegos não são todos iguais” e que há 27 espécies destes mamíferos que se distribuem por todo o território nacional. Em cima da mesa, um morcego de grande tamanho que existe na região de Évora, pronto a ser desenhado.

Lúcia Antunes, licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é neste momento aluna do segundo ano de Mestrado em Ilustração Científica, curso a decorrer na Universidade de Évora em parceria com o Instituto Superior de Educação e Ciências. O estudo e o trabalho desenvolvido no âmbito do mestrado vão dar origem ao futuro “Guia dos morcegos de Portugal continental e insular – morfologia e etologia dos quirópteros em território nacional”.

Com organização de João Tiago Marques, Lúcia Antunes, Universidade de Évora e Câmara Municipal de Évora, a exposição vai estar patente ao público até dia 31 de Março no Palácio D. Manuel.

UEline

Publicado em 01.03.2013