Menção honrosa em Prémio Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista

Rita Ceríaco Pereira, recém formada pelo Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Évora foi premiada com uma menção honrosa pelo ARCHIPRIX PORTUGAL/ Prémio Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista, pela dissertação "Convento de Nossa Senhora da Esperança de Portimão: património, passado e futuro", com a orientação do professor arquitecto João Barros Matos.

O prémio foi atribuído por um júri reunido na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, composto pelos arquitetos Alejandro Hermida, Domingos Lopes, Paula Santos, Mário Sua Kay, Marta Labastida, Miguel Amado e Pedro Frade. De entre uma selecção inicial de dezenas de trabalhos concorrentes, foram destingidos um vencedor e sete menções honrosas. O ARCHIPRIX PORTUGAL/ Prémio Nacional de Arquitectura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista é atribuído aos melhores trabalhos de mestrado apresentados nas universidades e instituições de ensino superiores e nacionais (...), destacando o conjunto de trabalhos que melhor reflecte a excelência do ensino nas faculdades portuguesas, em toda a sua riqueza e diversidade, em reconhecimento do mérito de alunos, orientadores e instituições."

O trabalho premiado possui uma componente teórica e uma componente prática de proposta de arquitectura para o Convento de Nossa Senhora da Esperança em Portimão. De acordo com a arquitecta, a proposta desenvolvida nasce da procura de diálogo entre o edifício existente e a nova construção. A intervenção procura a valorização de um património esquecido e, em simultâneo, a revitalização da cidade de acordo com as características do lugar, propondo uma estratégia de transformação urbana em que edifício e área envolvente são pensados nas suas diferentes valências, com o objectivo de oferecer um novo espaço publico à cidade.

Publicado em 07.06.2018