Entrada Livre
PROGRAMA
Marius Bartoccini, cravo
Johann Jacob Froberger (1616-1667)
Toccata III
Toccata II
Suite VI “Auff die Mayerin”
Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788)
Sonata W. 55/1 (Kenner und Liebhaber I, 1)
Prestissimo
Andante
Allegretto
Arcangelo Corelli (1653- 1713)
Concerto Grosso op 4 n°6 in re maggiore (trascr. Thomas Billington)
Adagio. Allegro
Adagio
Vivace
Allegro
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto op III n 5 (dall'Estro Armonico)
Allegro
Adagio
Allegro
Nicolas Pancrace Royer (1705- 1755)
La Marche des Scythes
Vertigo
Estudantes participantes da Masterclass
Marius Bartoccini
Biografia
Nascido em 1983, obteve no Conservatorio de Musica J. Tomadini de Udine a Licenciatura em Piano com a nota máxima e louvor, na classe de Maria Grazia Cabai, e o Mestrado com louvor, com a tese A evolução das cordas dos instrumentos de tecla, desde o monocórdico pitagórico ao piano moderno. É também formado em Instrumentação para banda na classe do Marco Somadossi. Ganhou o 3º prémio na 1ª edição do "Concurso para fortepiano da cidade de Albenga". Frequentou masterclasses com professores de renome, em fortepiano, como Costantino Mastroprimiano, Stefania Neonato, Ilario Gregoletto, Alessandra Sagelli e Leo Van Doesellar, e também em cravo, piano, direção de coro, direção de orquestra, composição e música de câmara vocal.
Tem colaborado com vários conjuntos de música coral e orquestral. Como fortepianista, cravista, pianista e maestro, tem participado em numerosos concertos e festivais nacionais e internacionais em Itália, Eslovénia, Áustria e Alemanha, num total de cerca 400 concertos.
Particularmente ativo também na área dos instrumentistas de tecla históricos, desenvolve uma atividade concertística na qualidade de fortepianista, cravista e clavicordista. Tem tocado em concertos a solo e em formação da câmara barroca, colaborando com prestigiados maestros como Sigiswald Kuijken e Federico Maria Sardelli. Realizou concertos em instrumentos originais como o fortepiano Schantz de 1795 (o mais antigo que se conhece), o F. Samisch de 1830, o John Watlin de 1810, o Shantz de 1828; em prestigiadas cópias dos originais, e também sobre os instrumentos que se encontram na sua posse. Ele tem, de facto, uma pequena coleção particular de instrumentos de tecla que inclui clavicórdios, cravos, fortepianos e espinetas, com os quais propõe concertos de câmara e a solo.
Em 2009, durante o "Concerto para o nonagésimo aniversário de Rinaldi Farmaceutici", gravou um CD ao vivo, com a soprano Anna Viola e o barítono Eugenio Leggiadri Gallani.
Desde março de 2017, realiza regularmente masterclasses de fortepiano e teclados históricos no Laboratory of Ancient Music (PN), com o qual colabora regularmente. Realizou igualmente um seminário intitulado "A origem do piano quadrado" para os alunos da Academia de Música de Ljubljana no «Dia Internacional da Música Antiga», organizado pelo Festival «Risonanze».
Em janeiro de 2018, assinou dois contratos com a famosa gravadora "Brilliant Classics".
Organização: Ana Telles (docente do Departamento de Música)